Questionamentos ao modelo de jogo do CSA – Blog do Marlon
Repetição novamente dolorida
Pagou caro quando desorganizou

A forma contundente como o CSA foi eliminado na Copa do Nordeste trouxe questionamentos ao modelo de jogo da equipe.

Marcelo Cabo adotou uma maneira reativa para o time atuar em duas situações bem claras: quando joga fora de casa ou após abrir vantagem no marcador. Com um sistema defensivo equilibrado, o CSA consegue se defender com qualidade e baseia seu jogo ofensivo de transições, velocidade e troca de posicionamentos.

De jogo para jogo existem variações nesta postura azulina dentro de campo.

O modelo de jogo descrito acima é bastante funcional se acontecerem três situações: concentração e erro zero do sistema defensivo, encaixe na transição com eficiência na construção ofensiva e o fato do time não sair sofrendo gol.

Contra o Botafogo, o primeiro tempo trouxe erro quase zero e concentração defensiva e o fato do Belo, apelido do Botafogo, não ter feito nenhum gol. No entanto em apenas um lance, o CSA conseguiu encaixar uma transição forte com Matheus Sávio, mas que não resultou em uma sequência para pelo menos ter a finalização, fazendo uma comparação com o ano passado falta a característica do Niltinho, verticalizava com dribles em altíssima velocidade.

No segundo tempo, o CSA diminuiu o nível de concentração, perdeu consistência na defesa, apresentou falhas de posicionamento e individuais pelo lado esquerdo da defesa e tomou dois gols em um intervalo de quatro minutos.

Com 2 a 0 de desvantagem, o CSA voltou a adotar um modelo que já era criticado pela ausência de criatividade, poder de fogo e movimentação. Os volantes Naldo e Dawhan não conseguem fazer uma saída de bola progressiva com passes que quebram as linhas de defesa , a solução foi recuar Didira novamente  para surgir como segundo volante e tendo a presença de dois atacantes na área (Cassiano e Lohan). O time anda tinha jogadores espetados pelos lados: Robinho e Apodi, além de um meia (Matheus Sávio/ Madson) que tentava distribuir as jogadas. Em uma jogada individual, do um contra um , feita por Robinho e o CSA ainda voltou para o jogo, mas foi só.

Não conseguiu criar oportunidades claras e ainda tomou o terceiro e poderia ter tomado até o quarto gol. Lembrar que a consistência defensiva do CSA, que chegou a ter a defesa menos vazada na Copa do Nordeste, tem caído em momentos de desconcentração é coincidência ou não Ronaldo Alves estava nos momentos citados . Foi assim quando tomou dois gols contra o Coruripe e até poderia ter tomado mais um. Nesta circunstância, o CSA reagiu – e também pela fragilidade do adversário – conseguiu ser arrasador e fazer seis gols.

Marcelo Cabo precisará reinventar alternativas, criar situações e com duas semanas cheias – entre os jogos decisivos do Alagoano, aumentar a concentração e a atenção da equipe. Desde a sua chegada ao clube já mostrou o poder de adaptação a situações de dificuldade. Mostrou isso na final do Alagoano no ano passado, quando perdeu o primeiro jogo, mudou o time para o segundo e ganhou o título. Mostrou-se constante na Série B, com um modelo de jogo eficiente que levou o CSA ao acesso, mostrou o mesmo poder de adaptação quando na reta final, com a classificação na mão, não ganhou os dois jogos em sequência em Maceió e foi buscar o acesso fora de casa. Chegou a hora de resgatar tudo isso para fazer uma decisão ao menos de maneira competitiva contra o CRB.

  • AZULINO REVOLTADO

    O fato é que as contratações que foram realizadas para este início não surtiram efeito desejado. É inaceitável o que foi feito em 2018, que deu certo, no tocante as contratações, e foi feito o oposto para a temporada mais importante do CSA, quando o clube retornou para a Série A. Todos têm a sua parcela de culpa: o presidente, o presidente do Conselho Deliberativo, o treinador e o gerente de futebol que desfizeram de uma base consolidada em 2018 para começar do zero. Segundo as declarações do RT no começo deste ano era que o planejamento foi feito para conquistar o título da Copa do Nordeste, só que a coisa não funcionou. Jogadores fracos e um treinador que parou no tempo. Todo mundo passou a olhar para o Azulão de outra forma e aprenderam a jogar contra o CSA. O CSA nunca teve espaço para esse tal futebol reativo, uma nova nomenclatura para retranca. Sim, isso mesmo, retranca. Marcelo Cabo é retranqueiro. Ainda bem que o RT acordou e percebeu o erro que foi feito.

  • Lucas

    Marlon, concordo com o que você disse em muitas partes. Só não concordo com a sua finalização em “(…)ao menos competitiva contra o CRB.”. Me diga aí, o CRB tem apresentado o quê, pelo amor de Deus? Um time que joga por uma bola, sem transição, sem qualidade técnica, e agora sem técnico. Foi eliminado também, por um Santa Cruz com elenco FRAQUÍSSIMO. Então eu já vejo competitividade desde então, os dois times estão péssimos. Abraços.

  • Paulotocv

    conhecem botafogo PB, dimensao capela e Mixto? kkkkk imagine na A kkkkk fuiiiiiii

  • Luiz R S Filho

    Marlon….. a cada jogo e principalmente nos que valem classificação e $$$$$ de cotas para o Clube…..mais fica patente o desastre desse inicio de 2019. Venho pontuando isso junto com outros Torcedores…mas somos considerados “corneteiros” ou como bem classificou o Eliezer Setton – “deficientes de entendimento” No mais sigo o AZULINO REVOLTADO.
    Ontem, ouvi, o nosso Presidente durante entrevista, dizer que está vendo o CSA com postura de time pequeno. Sábias palavras.

  • Jr Malafaia

    Que sirva de lição para jogadores, técnico e dirigentes do clube do mangue, pois se a soberba já dominava o clube quando ele estava na lama, agora na Série A é que está a flor da pele mesmo.
    E os torcedores, infantilmente, acreditando que, só por ser da Série A, iriam pisar qualquer time da B pra baixo e na prática tiveram que engolir uma derrota para o Dimensão (que nem divisão nacional tem), e agora para o Botafogo Paraibano,que não sei em qual divisão está.
    Todo mérito e congratulações pelo excelente feito do clube do mangue, ao conseguir 3 acessos seguidos,mas o cessiá não, nuca foi e nunca será clube de Série A, assim como o CRB.
    Apenas é um time na Série A.
    A aventura vai durar só esse ano. A excursão é bate-volta.
    Deve cair em tempo recorde, tipo com 20 rodadas a morte já deve ser decretada.

  • Caio

    Me desculpe Marlon, mas sua análise está equivocada. Um sistema defensivo de qualidade e equilibrado não levaria 3 gols em um único tempo de um time de Série C. Minha previsão e que o CSA terminará a Série A com um saldo negativo de uns -75.

  • James

    Esse sistema covarde , sobrecarrega a defesa, não tem quem aguente ser bombardeado o tempo todo, e quando leva um gol endoida tudo, se o adversário for um Coruripe ou um altos da vida até dá pra virar , mais se o adversário for melhorzinho como foi o Botafogo PB aí dá no que deu .

  • Luiz R S Filho

    Jr Malafaia….soberba é e sempre foi coisa de Roteirenses frustrados por estarem desde o século passado….na inércia..apenas participando de uma Série B….
    A Torcida Azulina é muito diferente da sua rival….que fica destilando o veneno que engole..Se conforma e até se menospreza…afora a nítida in veja….à estrela dourada que incomoda e muito.

    • Jr Malafaia

      Ui, nêga!

      • Luiz R S Filho

        Vai apostar domingo….. Vcs são favoritos…..kkkkkkkkkk

        • Jr Malafaia

          Entre um torcedor maluco que aposta e um treinador que dá de graça, sei não, hein…?!

          • Luiz R S Filho

            Rapaz…….se aveche não….kkkkk siga o conselho do seu ídolo NB….SE FICAR PUTO É PIOR!!!!! kkkkkkkkk

  • Felipe Amaral

    A soberba da diretoria azulina tá fazendo o time cair. Falam tanto dos outros, mas esquecem do próprio passado ou do presente. Rafael Tenório tá todo acuado e logo estará em briga com o Raimundão.
    Quem não lembra do cessiá da época do Venancio? Da época de Euclydes Mello e Gazeta? É azulutes, vocês só contam a história dos outros, já á estória de vocês acham que ninguém conhece.

    Montaram um time da forma que o Marcelo Cabo sabe dirigir, time numa Série A e n´ível técnico de Série C. Se continuar assim, meu CRB vai esperar o cessiazinho na Série C em 2021. Eita dois times ruins da febre do rato. Prestam pra nada, principalmente as amostradas do mutange. Ô mundiça ruim da bexiga.

    Marlon, já que você é policial e bote quente nas torcidas organizadas, eles são depósitos não apenas de armas e drogas, como quartel para traficantes, seus soldadinhos e crime organizado.

  • Olympio

    O modelo de jogo do CSA, é que o técnico Marcelo Cabo, com aval do departamento de futebol, desmontou um time. Esta equipe de hoje é muito inferior ao time que conquistou a série C.
    Este é o novo estilo de jogo do CSA. Um novo time totalmente desentrosado e com jogadores em sua maioria totalmente fora de forma. Infelizmente esta é a verdade.

  • Patriota

    Chega de blá, blá, blá, o campeonato alagoano já tem campeão um time da série D, Botafogo da paraíba(belo).
    CSA vergonha alagoana e é só o começo, só contrata jogador ultrapassado, fim de carreira, futebol moderno não tem experiência, mas sim vontade de ganhar e condições físicas.
    Manda esse treinador e suas perebas embora, antes de virar mangação nacional. Tenho dito.
    Contrata o time do belo com treinador e tudo e veste a camisa azulina, uma coisa é certa não passa vergonha.

  • Márcio Macedo

    Concordo com o Olympio infelizmente o CSA já próximo do começo da série A ainda é um time desentrosado e com jogadores fora de forma.

  • MARQUINHOS

    MARLON DEPOIS PEDE PARA COLOCAREM O ESCUDO DO JACIOBÁ NO SITE DO TNH1. A REVELAÇÃO DE 2019 DO NOSSO ALAGOANO.

  • ROBERTO PAIVA

    CARO MARLON
    VOLTO A INSISTIR PRECISAMOS URGENTE DE UM CAMISA 10.
    MATHEUS SAVIO NAO APRENSENTOU ATE AGORA ESTAR CAPACITADO
    PARA ESTA FUNCAO.
    DIZEM QUE ESSE BAIXINHO QUE VEIO DO FORTALEZA FAZ ESSA FUNCAO.
    ASSISTINDO O JOGO PELO PELO COMPUTADOR. ELE ME PARECEU MAIS
    GORDO DO QUE O WALTER.
    NAO SEI QUAL A RAZAO DE TER CONTRATADO MAIS 03 LATERAIS ESQUERDO.
    RAFINHA AINDA E MELHOR DO ESSES CONTRATADOS.
    QUAL A RAZAO DE DEMITIR XANDAO, DANIEL COSTA, NETO BEROLA E FICAR
    COM JON CLEY

  • Cardoso

    Malafaia vai cuidar do teu timeco de roteiro e deixa o azulão quê nos cuidamos, para falar de torcida, quanto foi mesmo a renda crbzinho e o tricolor de aço, rendinha fraca, ou timeco sem torcida.

  • Emerson

    Cabo desvalorizou a torcida quando escalou Armero e Naldo pra um jogo decisivo. Pra mim ficou claro que ele fez daquele jogo um treino de luxo. Escalar dois jogadores sem ritmo nem entrosamento num jogo decisivo???? Tanto que os gols saíram do lado do Armero. Além disso, é inadmissível um jogador profissional perder uma bola e parar. Apodi fez isso e na sequência da jogada saiu o 3º gol do Botafogo. O CSA tá jogando de salto alto, sem vontade, sem raça, sem intensidade!!!! O Cassiano é outro que anda em campo!!
    Só o Didira se salva no quesito disposição, mas tb esteve abaixo tecnicamente.
    To muito preocupado com a postura do time pra série A, mais até do que com o pobre futebol que vem apresentando.

  • André

    Marlon, me desculpe, mas não vejo nenhum esquema de jogo no CSA. Eu acho que o Marcelo Cabo já inventou tanto que cansou. Gostaria de saber se essas contratações são indicações da equipe técnica ou da diretoria?. O treinador teve a capacidade de desmontar uma equipe que vinha com entrosamento desde a serie C. Pois, a que está aí é pior do que a da C.
    Se não fizer contratações de qualidade, o goleiro vai cansar de ir buscar bola lá no fundo da rede. Acorda diretoria, ainda podemos sair dessa situação.

    • Wagner

      André, a maioria dessas contratações aí são agenciadas pela empresa que tem contrato com o Marcelo Cabo. Porque você acha que vem tanto jogador do RJ??? Nossos dirigentes estão com as mãos atadas, pois depositaram crédito demais em um treinador falastrão e retranqueiro. Agora não conseguem se desfazer do cara sem ter que pagar uma multa bizarra dele e dos demais pernas-de-pau que ele trouxe.

  • Sampaio

    Sou CSA e estou consciente do que vai acontecer na série A.
    Não estou vendo um time para disputar a elite do futebol brasileiro, um time que não consegue superar o Botafogo da Paraíba, vai fazer frente a Palmeiras, Flamengo… etc?

  • Vitor

    Sei que Cabo é um ótimo treinador, acredito que ele anda cometendo muitos erros desdo final do brasileirão do ano passado, formações equivocadas , a escalação de naldo e armero no jogo passado foi prova disso , jogadores sem ritmo de jogo, sem conjunto entra em uma partida eliminatória. Ou esses jogadores arrebentam em treinos ou Cabo vem sendo pressionado a coloca-los ( mesmo que de forma inconsciente) . Acredito no potencial da equipe e do treinador, porem também percebo que muitas vezes ele tem sido cabeça dura, em relação as formações e principalmente ao dispensar DC ( acredito que o sucesso do CSA durante esses anos tem sido a continuidade da base do time , todos se encaixavam bem e jogadores que não eram craques se destacavam mesmo assim pelo entrosamento, como o botafogo mesmo )e fica com Jhon clay que apesar de ter feito alguns gols importantes na reta final da serie B, não tinha condições de jogar a mesma muito menos uma serie A. Gostaria de saber a sua opinião sobre o elenco.

    • Pedra noventa

      Otimo treinador e bondade sua, pegou o time arrumado com um esquema tático da série C e enquanto manteve o elenco o time jogava certinho e organizado, depois que começou a dispensar os bons jogadores do elenco e contratar os seus parças jogadores perebas em fim de carreira. o glorioso azulao desceu ladeira abaixo, se perder o bi-campeonato para a galinha morta ai sim e fim de carreira, teremos que dispensar o cabo e seu timinho de estimação.