As lições que o CSA precisará tirar com o Sport – Blog do Marlon
Nem começou 2019, mas status de “Série A’ começa a fazer diferença
Começo na contramão

Soberba é um dos principais princípios da ruína. O futebol pernambucano sempre mostrou uma superioridade no Nordeste, colocando todos os outros clubes em condição abaixo do times pernambucanos.

Mas voltas que o mundo dá, o Sport caiu para a Série B. O futebol pernambucano não tem mais representante na Série A e clubes fortes e tradicionais como Náutico e Santa Cruz estão na Série C. Em termos de participação em competições, o futebol de Alagoas, hoje, é superior ao futebol pernambucano.

A soberba passada pelo Sport afastou o Leão até da Liga do Nordeste, local de onde o Leão da Ilha se afastou. O afastamento estava baseado em ser um time de Série A e que os valores estavam inferiores ao que Sport achava que devia receber.

Como já foi dito, o ‘mundo girou’. Neste momento, o CSA reassumiu o protagonismo no futebol de Alagoas. Sagrou-se campeão alagoano na temporada e nos últimos três anos teve uma ascensão meteórica, saindo da Série D e chegando a Série A.

Agora o CSA precisa ter tirado lições positivas com aspectos que aconteceram quando Sport, por exemplo, estava por cima. Repetir a soberba da qual foi vítima colocaria o time azulino na mesma situação dos que usaram a soberba como ferramenta. É hora de trabalhar e trabalhar muito duro, evitar cometer erros para poder reunir alguma condição de brigar para permanecer na Série A. Se adotar o caminho de ‘superioridade’ sobre adversários, seja locais ou até mesmo da região, o CSA tem tudo para alcançar o caminho…da ruína e usando do mesmo veneno que foi usado contra si, provar dele e também se envenenar.

  • Sampaio

    Sr Marlon, ouvindo ontem a resenha gostaria de dizer que o Sr foi infeliz em dizer que “Marcelo Cabo foi o asterisco que fez o Daniel Costa não renovar com o CSA”.
    O Sr no meu entender foi infeliz na sua colocação.

    • Marlon Araújo

      Amigo existe uma gigantesca diferença em afirmar é Perguntar ? O que eu fiz foi perguntar , o que é natural , o Treinador indicar os que ele não deseja que continue . Talvez só essa divergência. Obrigado por interagir conosco .

    • Azulino da grota e da Serra

      Daniel Costa um grande jogador ficará na história do CSA como um dos maiores que vestiram essa camisa.
      Mas percebo que o Cabo “vetou” é
      A renovação por questões de postura tática.

  • Olympio

    Rapaz… o CSA passou por momentos horríveis, e agora que ele subiu para a série A, você vem com este comentário? Se torcedores e dirigentes não puderem comemorar o momento bom que está passando o AZULÃO, quando é que poderemos comemorar? Por favor…

  • tiosanrp@hotmail.com

    CSA É CSA. Eu já falei e volto a repetir: o Bahia é o único campeão brasileiro de fato e de direito e não precisou roubar títulos de ninguém. Esse tal de Sport é um time insignificante no futebol brasileiro, sempre foram arrogantes, pedantes e só sabe, olhar para o seu próprio nariz. Marlon, eu respeito as suas postagens, mas nós azulinos nunca fomos arrogantes, pedantes e nunca desmerecemos os nossos adversários. Não compare o meu Azulão do Mutange com esse time ladrão de títulos e que vive às custas do Flamengo.

  • Olympio

    Correto, trabalhar com a responsabilidade que fez até agora, humildade com destreza, se manter no topo é mais difícil, não dar armas aos adversários, ser o que sempre foi, um clube aguerrido, do povo para o povo. Comemorar a torcida tem, e muito, mas, por experiência da própria história, saber que para ser grande tem que sempre olhar para trás, corrigir os erros e seguir para frente.

  • maurico coelho

    Correto, trabalhar com a responsabilidade que fez até agora, humildade com destreza, se manter no topo é mais difícil, não dar armas aos adversários, ser o que sempre foi, um clube aguerrido, do povo para o povo. Comemorar a torcida tem, e muito, mas, por experiência da própria história, saber que para ser grande tem que sempre olhar para trás, corrigir os erros e seguir para frente.

  • Eduardo

    A soberba sempre foi o maior adversário do crb (em letras minúsculas mesmo!). Se preocupava mais em rebaixar o arquirrival a subir de patamar… Tá aí o resultado, receberam um choque de realidade.

  • janio da jaqueira

    rebaixar o csa não era o nosso objetivo. nosso objetivo eram os títulos, mas vocês pediram pra cair, aí tome duas rebaixadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eduardo seu zé ruela

  • Campeão brasileiro

    Praga de urubu………………………………………………………….

  • Lucas

    O sport é o exemplo que nenhum clube deve seguir. Devemos nós azulinos entrar no ano de 2019 com as sandálias da humildade nos pés, com objetivos claros de buscar a permanência, e se sobrar tempo/rodadas, nós buscamos algo maior. Se entrar na primeira rodada buscando libertadores vai seguir o mesmo caminho do sport.

  • Saulo Mendes

    Falam muito de soberba, e temos um representante muito forte para falar sobre isso. O pessoal do asa de Arapiraca se achava muito, tudo eles eram os melhores… hoje tá onde tá. Citavam o asa apenas como de Arapiraca, não utilizavam Alagoas. Talvez Arapiraca não pertença ao nosso estado, pois o representante de lá até sumiu do mapa.

    Cuidado tanto CSA quanto ao CRB, pois o problema da soberba é achar que em nosso estado tem time grande. E sabemos que Mesmo na `Série A não existe time grande por aqui. o azulão tem tudo pra conquistar seu espaço e se tornar grande de verdade, mas não a torcida não pode entrar na pilha e briga de vaidade dos dirigentes. No CRB o maior problema é o tal do Macos Barbosa que se acha o dono de tudo e está colhendo o fruto da sua falsa moral.

    Que os maiores clubes de Alagoas façam seus investimentos e que CSA se mantenha na Série A e o CRB suba, pois só assim o nosso futebol tem a crescer.

  • ivo

    Entendi a mensagem do Marlon, esta correto sim no posicionamento, não falou de não comemorar, de não extravasar num momento impar como esse, disse apenas que o csa não pode ficar dormindo em berço esplendido achando que é o melhor time do mundo, pelo seu feito. Manter o pé no chão é uma boa receita, talvez alguns torcedores se excedam nos comentários e isso é muito natural, entretanto a batalha agora é para se manter na serie A, porque para continuar sendo um dos melhores do Brasil, não é fácil, ou seja, ninguém permanece no auge o tempo inteiro, é lutar pra não cair e o resto é sonho de torcedor e muito mi,mi,mi. Obs. Fi na torcida para retornar para a serie D, abraços na marujada!!!

    • QUESTIONADOR

      IVO você já pagou a aposta?

      • De Lima

        Deve ter pago a muita gente. Kkkkkkkkkk

        • ivo

          Isso aí é com você De Baixo, perdão, De Lima,kkkkkkkkkkkkkkk

      • ivo

        Questionador? Isso é codenome de enrustido, se apresente marujo de última hora, o disfarce só fica bem depois da maie noite, se a madame deixar usar os trajes dela.

        • QUESTIONADOR

          Ivo você como muitos torcedores de seu clube adoram tomar suco de caju. Saudações azulinas.

  • Miguel Agra

    Esse é o momento de comemorar com certeza, Ha tempo pra tudo! Apos isso Trabalhar com Humildade sempre, Respeitando os adversarios e dando continuidade e mantendo o foco que o CSA vem fazendo desde a serie D. Firme em busca dos melhores resultados sempre!!!

  • Antônio R.

    Ivo, meu amigo, aqui é lugar de cachorro grande e mim faça um favor, vá procurar tua galinhada, lá em roteiro e tem mais vocês rosinhas deviam ficar bem caladinho, sem falar nada, porquê teu time é um m verdadeiro fracasso e esse gostinho, essa festa no fantástico, vai demorar muito vocês realizarem, portanto fique peixe e não entre onde não lhe cabe, mesmo quê o AZULÃO caia no próximo ano, essa festa de agora jamais vai ser esquecida, isso quer dizer cair é normal, veja o Vasco e outros grandes campeões brasileiros, já caíram e subiram, tá na regra, pode cair. Mais já subiu e o teu time urubu, dentro de vinte anos, sempre tomou no …………, entendeu, então fica na rua e tem mais vê a imprensa, nacional e internacional falando do meu AZULÃO não tem preço, enquanto tua galinhada é um 0000 a esquerda, não vale nada. Saudações Azulinas.

    • ivo

      Meu caro azulin Antonio Mierre, vou escrever assim, as minhas desculpas por tudo que o Clube de Regatas Brasil, lhes causou de tristeza nesses último dez anos , eu sei que muitas foram as sua decepções,muitas noites mal dormidas, dois rebaixamentos para a segundona do alagoano, isso dói, fere e machuca, essa mancha, que não é azul, aliás essas duas manchas, serão eternas, as minhas mais sincera desculpas, continuo gostando de futebol mais ainda, quando leio um texto tão abestado quanto esse que você escreveu, perdeu seu tempo, ó menino abestado.kkkkkkkkkk

      • Azulino da grota e da Serra

        Regatiano está em depressão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        A matemática deles é maluca “10 anos” de quê?
        O timeco de Roteiro foi Deca campeão?
        Foi “tetra” kkkkkkkkkkkk
        Ganhou o quê?
        Deve ser difícil pra esse rosado presenciar o CSA da Série B do Alagoano pra Série A do Brasileiro com orgulho.
        Ivo aposta caneco vá rivalizar com os outros times do interior
        O CSA está em outro patamar
        Entendeu ou não kkkkkkkk
        CSA é o Maior campeão de Alagoano o atual campeão
        Vai jogar a Série A.
        Gestão de um dos maiores gestores do País RT,conhece?
        Junte suas mágoas tome seu rivotril e viva pra ver as Glórias do Time do Caranguejo azul kkkkkkkkkkk

  • Cardoso

    Amigo Antônio, você tem razão o importante é sentir o gostinho bda subida e quanto a cair isso tá na regra, mais os rosinhas não sabem, porquê nunca sentiram esse gostinho e tem mais, eu assisti na tv os comentaristas falando do acesso dos grandes quatro clubes quê subiram e um dos componentes da mesa falou, o CSA, levou três anos prá chegar a série A e o seu arquirival, já tem mais de 20 anos na série b e nunca subiu, na verdade o adversário do CSA, que é o crb, sempre briga prá não cair, passa, chega ano e essa briga do CRB prá não cair é constante, isso já diz tudo sobre esse timeco de roteiro e digo mil vezes, pode cair, mais esse gostinho de subir não tem preço.

    • ivo

      Cardoso, a moda é outra, vão ficar sentindo o cheirinho…kkkkkkkk

  • Jose Ronaldo

    Mesmo que caia no próximo ano , fato que não acredito, o importante é ter o gostinho de disputar uma série A e jogar contra os maiores clubes do País. Tenho certeza que o nosso presidente vai montar um time competitivo e vamos conseguir nos manter na elite do futebol brasileiro.

  • Luiz R S Filho

    Amigos e Marlon, as lições devem ser tiradas não só com o Sport Recife, mas com outros também como o próprio América MG que tem ficado no sobe-desce, o Paraná que não se planejou devidamente, para disputarem e se manterem na Elite. O CSA tem desde 2016 realizado, o que chamam de planejamento, dentro de um contexto ainda limitado financeiramente mas que tem dado certo a curto prazo. A partir agora as necessidades para sua manutenção na Se´rie A, mudam de contexto, o que não significa que entrem neste a soberba.
    A filosofia implantada nestes três anos resultou em sucesso, em conquistas impactaram a Torcida, a própria Direção e o cenário futebolístico Nacional. Os acessos consecutivos da Série D até a Série A, é inédito no Brasil.
    É manter a filosofia que vem dando certo, moldando-a e adaptando-a à nova realidade, tão difícil quanto foram as outras.

  • Maior Campeão de Alagoas

    Incrível como gosta de associar coisas negativas no CSA (base campeã continua inferior, desequilíbrio emocional do Rafael Tenório, discordância com seus posicionamento devido está cercado de “perus”, soberba) e é só elogios ao crb, como ontem na rádio super-elogiando o MB (exímio administrador, vitorioso, o “defeito” é concentrar a administração nele), parece entrevista de emprego “qual o seu maior defeito?”, “sou muito perfeccionista”. MB vendeu patrimônio,teve R$20milhões e só conseguiu estaduais, RT pegou o time falido, não desfez nenhum patrimônio e conseguiu título estadual, nacional e colocar o time na verdadeira elite. Sei que você não irá publicar esta postagem, mas fica o alerta pra você repensar seus posicionamentos, afirma que o RT tá certado de perus, mas não consegue fazer uma crítica ao MB, como se tivesse receio de confronta-lo da mesma forma que confronta o RT. Respeito muito seu trabalho e suas análises táticas, sem dúvidas o melhor de Alagoas, mas acho que você pensa que está sendo imparcial e não percebe quando não está sendo, deixo a reflexão que geralmente você elogia com crítica o CSA, e critica com elogio o crb. Grande abraço, você é um excelente profissional, as vezes eu até deixo de acompanhar o blog por discordar de muitas coisas e não querer ficar sendo chato e discordando do dono do blog. Sucesso com Alagoas na série A!!!

  • ivo

    Que isso Maior Campeão! Se revolte não! Se não fosse o Galo esse blog durante dez anos falaria apenas do futebol de outros estados, durante muito tempo o CRB, manteve o nome de Alagoas no cenário esportivo, que vocês queira ou não, mas, esta é a realidade. Se estão na serie A, parabéns, entretanto o galo de campina é nome conhecido e respeitado no cenário Nacional, não dá pra passar uma borracha e apagar a história.

    • Azulino da grota e da Serra

      Conhecido por qual fato?
      Cheque do Fortaleza?
      Doping do Olívio?
      Respeitado por quem?
      Altos do Piauí?
      Dimensão Saúde?
      Qual título?
      Manteve o Nome de Alagoas onde?
      Sendo rebaixado?
      Levando goleadas na final de Série C?
      Até o ASA teve sucessos em copa do Brasil.
      Já a fama desse timeco é ter torcedores aposta caneco kkkkkkkkk
      Se ficar puto é pior

  • andré

    pra mim esse ai só vai brincar um pouco na série A mais logo vai voltar pra B

  • ivo

    Chupa essa De Limão! Saiu o raking e vocês ainda continuam pequenos em relação ao Galo, 32o. para 45o. É uma diferença significativa. Já sei, sou serie A, há de dizer! Mas a nível de Brasil, o CRB esta bem á frente, estou de olho no retrovisor e ainda não vejo marujo como ameaça.kkkkkkkkkkkk

    • Maior Campeão de Alagoas

      kkkkkkkkkkkkk, comemora aí teu pedaço de papel que eu comemoro título nacional, título alagoano, feito nacional e acesso a elite. Sem querer deixar você triste, próximo ano com a pontuação da série A o CSA passa o crb kkkkkkkkk, passaram a vida comemorando série, agora tão comemorando rankink, ano que vem nem isso vai ter mais kkkkkkkkkk

  • Antônio R.

    Olha minha gente, não liga para o quê o abestado do Ivo diz, olha quê os regatianos de verdade ficam na deles e apenas o Ivo apostador de, vocês sabem o quê é, na verdade ele gostou tanto da aposta quê não sai dos nossos comentários, olha Ivo, vou te dizer uma verdade, esse ranking da CBF, prá mim não vale nada, sabe porquê, nenhum clube ganha dinheiro, nem apresentação na tv e patrocínio bom, então azulinos, deixem esse Zé Aruela do Ivo continuar bicando a merda rala do time dele. A festa do acesso não tem preço, apresentação no fantástico e todas redes de TV no Brasil e fora do Brasil não tem preço. Saudações Azulinas.

  • João Paulo

    Marlon, voltando ao assunto Daniel Costa, você tem alguma informação sobre a não renovação? O atleta foi mesmo comunicado por whatsapp?

    • Emerson

      DC postou no IG que, após msg de WhatsApp, a diretoria do CSA conversou com ele e o dispensou. Se foi verdade, e parece que foi, achei desrespeitoso. Nem o miseravi do Xandão merece isso.

  • Edson Corado

    O DANIEL COSTA É GRANDE JOGADOR É UM CRAQUE FOI O MELHOR CAMISA 10 DA SÉRIE B FOI MUITO ELOGIADO PELA CRONICA ESPORTIVA DO BRASIL INTEIRO EU ACHO QUE O MARCELO CABO TEM MARCAÇÃO COM ELE QUEIMOU O JOGADOR DEIXANDO NO BANCO DE RESERVA ISSO DESMOTIVOU O JOGADOR E PREJUDICOU O RENDIMENTO DO TIME DEIXANDO O TORCEDOR DO CSA PREOCUPADO COM O ACESSO E A SORTE FOI NO ÚLTIMO JOGO TER PEGO O JUVENTUDE JÁ REBAIXADO QUE JÁ TINHA DISPENSADO OS SEUS JOGADORES.

    • Maior Campeão de Alagoas

      Ficou no banco porque simplesmente parou de jogar na reta final, não tava acertando um passe, mas concordo que tem muita qualidade, espero que consiga substitutos a altura.