Eles são os responsáveis – Blog do Marlon
Subida meteórica e sonho do acesso realizado
Decisão para surpreender e o CSA foi surpreendido

CSA e CRB chegam a última rodada da Série B em condições confortáveis para atingirem seus objetivos pois dependem apenas dos seus resultados. Se vencer o Juventude em Caxias, o CSA estará na Série A e se vencer o Figueirense no Rei Pelé, o CRB permanecerá na Série B.

O conforto das duas equipes está baseado no trabalhos dos seus treinadores. Claro que em situações absolutamente diferentes, mas com trabalhos que surtiram efeito.

Marcelo Cabo chegou no CSA ainda durante o Campeonato Alagoano. A sequência do seu trabalho mostrou-se eficiente. Primeiro conquistou o título estadual e depois disputou uma Série B de muita regularidade. O time azulino fez um primeiro turno acima da média e no segundo turno, caiu de rendimento, mas permaneceu entre os melhores ao longo de toda a competição. Um detalhe é importante para ressaltar o trabalho de Cabo: a perda de jogadores ao longo da competição e as soluções encontradas para as perdas.

O CSA perdeu quatro atletas no primeiro turno e foi buscar peças que pudessem recompor as deficiências. Neste processo de transição, o técnico do CSA precisou apresentar um repertório importante na maneira de jogar. Um exemplo básico é Didira. Ele jogou como extremo, fazendo o lado esquerdo ou o lado direito. Atuou como meia atacante e também fez a função como segundo volante. Em todas estas funções absolutamente integrado e importante no aspecto tático de ocupar espaços, construir jogadas, finalizar, recompor e marcar como poucos.

Outro aspecto a ser observado é que uma equipe que entrou na competição para garantir sua permanência encaixou o trabalho e criou a condição de um acesso inédito para o clube e para o futebol alagoano.

No lado do CRB, por um caminho diferente, Roberto Fernandes tem um ‘efeito’ semelhante. Fernandes chegou como última esperança para salvar o ano do CRB. Restavam dez jogos e o Galo estava na zona de rebaixamento e apresentava o quarto técnico na Série B. Sem poder contratar, ele encontrou um grupo abatido, sem confiança e cheio de jogadores que não serviam mais. Recuperou alguns, trouxe espírito competitivo para equipe e mostrou que era possível lutar para não cair. O CRB encaixou 100% em casa nos jogos mais importantes e se colocou na incrível – e inesperada – vitória contra o Londrina na condição de depender somente dele. O volante Serginho, que chegou a treinar em separado colocado pela direção do clube, ganhou status de titular. Willians Santana que ao longo de toda a competição foi irregular, não conseguiu jogar partidas inteiras, ganhou regularidade, passou a artilharia da equipe e mostra o espirito do time nesta reta final. Em muitas entrevistas, Roberto Fernandes foi duro e sincero com o próprio clube, mostrando que o CRB chegou nesta situação porque não foi bem e que tentaria salvar o ano. O técnico do CRB chega na reta final salvando o clube de um fracasso antecipado e dando a condição de ao menos brigar para evitar a tragédia.

CSA está na Série A? CRB está fora do rebaixamento? Claro que as respostas são negativas, mas elas só atingiram esta condição porque o trabalho dos dois treinadores é muito bom, mesmo que de repente, apenas um deles consiga o objetivo ou até mesmo que nenhum deles atinja o objetivo.

  • Antônio R.

    Os rosinhas estão de parabéns, escaparam do rebaixamento para a série C, a galinhada fez uma grande proesa, ganhou os jogos necessários para escapar, mereceu fizeram o dever de casa e foram buscar o complemento fora, meus parabéns para a galinhada quê jogou muito contra o Criciúma e o Londrina e agora tem pela frente o fraquinho time do Figueirense, quê não ganha de ninguém e tem mais para a galinhada cair precisa de cinco resultados acontecendo iguais, ainda o time do Figueirense tem quê ganhar da galinhada, e isso é impossível de acontecer, sabe porquê, o time do Figueirense é horrível e do jeito que tá vai levar um sacode aia da galinhada dá desgraça, eu penso em no mínimo galinhada 4×0 Figueirense e olhe lá, já o meu AZULÃO não fez o dever de casa e agora tem quê vencer o Juventude, jogo duro, isso porquê a bola do AZULÃO não quer entrar, porém eu acredito até o último segundo, vis prá frente AZULÃO. Saudações azulinas

  • Cleonildo soares

    Não estou sonhando e espero q os torcedores azulinos como eu também não esteja pois se o CSA levasse a sério o acesso a série A la já estaria mas creio q se entregaram jogadores e diretoria. INFELIZMENTE PARA NÓS AZULINOS q servimos de massa de manobra. Queria estar errado

    • Joao

      Cleonildo, você se diz de azulino. Comentários como esse não são azulinos de verdade. Futebol se faz nas 4 linhas e 11 contra 11, qualquer resultado pode sair. Viu como a diretoria se vendeu? Os jogadores também se venderam né? Só esqueceram de avisar ao Neto Berola! Mas tenho certeza que você deve está comemorando. Saudações azulinas, e espero que você pare de criticar antes do fim, e apoiar mais!!!

  • ivo

    Parabenizo o trabalho dessas duas feras, independente do que venha acontecer. O Cabo, com um time sendo desfeito ao longo da competição, esta praticamente classificado para a serie A,e com jogadores modestos em relação a outras equipes da serie B. Por outro lado o Fernandes, conseguiu tirar leite de pedras, um time desacreditado, não sabia atacar nem defende-se, praticamente rebaixado, e com esse mesmo plantel conseguiu o impossível, fazer esses jogadores acreditarem que tinham condições de reverter o quadro. Vamos dá valor a quem merece, meus parabéns a esses dois profissionais.

    • Luiz R S Filho

      Ivo….durante todo o ano estivemos aqui em muitas ocasiões tirando onda um com o outro (cada um defendendo seu jabá)….Mas nesse momento o parabenizo por esse comentário….Não sabemos exatamente o que acontecerá mais tarde…a partir do inicio e ao final dos jogos de hoje ….decisivos para os dois Clubes e para o Futebol Alagoano. Eu – particularmente – torço para o melhor para os dois e afirmo sinceramente.

  • Edson Corado

    EU SEI SE OS SENHORES ESTÃO LEMBRADOS QUANDO EU FALEI QUE O CRB IA SER REBAIXADO SE PERMANECERSE JOGANDO COM O NETO BAIANO AINDA BEM QUE CHEGOU UM TÉCNICO QUE ENXERGOU ISSO. EM RELAÇÃO AO CSA O RUBENS É IGUAL AO NETO BAIANO É UM JOGADOR A MENOS E O TÉCNICO AINDA NÃO OBSERVOU ISSO.

  • Cardoso

    Antônio R. você tá certo em dizer quê a galinhada escapou, realmente isso aconteceu, a galinhada jogou muitos esses últimos jogos e por isso, eu dou meus parabéns ao time da galinhada e com isso resolvido os rosinhas estão pulando como Guará roendo cana em roteiro e o campeonato chegou ao fim e mais uma vez a galinhada escapa do rebaixamento nas últimas partidas, porém esse ano foi melhor do quê o ano passado, no ano passado, eles escaparam no último jogo, contra esse mesmo Figueirense, já esse ano eles escaparam quando empataram com o Criciúma, mesmo assim, meus parabéns rosinhas com seu time de galinhas, enquanto o CSA, briga pelo acesso a série A, porém perdeu duas grandes oportunidades de já estar classificado, porém tem agora essa última chance e eu tô junto com você minha vida, minha paixão, dou AZULÃO até morrer, vamos quê vamos, prá cima deles, ou tudo ou nada. Saudações azulinas.