Significado e as consequências deste clássico – Blog do Marlon
Segurança do clássico tem sucesso coletivo
O prejuízo de uma 2ª derrota seguida no momento decisivo

Os papeis estão absolutamente invertidos. Se historiarmos os últimos anos, mesmo em decisões do Alagoano, o CRB chegava por cima e o CSA trazia junto ao seu torcedor, o sentimento que não derrotaria o maior adversário.

Este ano, a construção da história do clássico tem sido diferente. Na decisão, o CSA quebrou um tabu da nove anos sem título e após perder o primeiro jogo, conseguiu uma virada sensacional e colocou água na festa do tetracampeonato do CRB. Na Série B este construção foi mais surpreendente.

Em uma campanha excepcional, o CSA chegou aos 16 pontos de diferença para o CRB. O time azulino frequentou a parte de cima em toda a competição, garantiu permanência para Série B na 26ª rodada e criou o sonho do acesso.

O CRB carregou o trauma da perda do campeonato, se atrapalhou no planejamento, trocou de técnico quatro vezes e precisou reformular o elenco em vários momentos. Sem contar que passou a maior parte da competição na zona de rebaixamento, lutou para sair do Z4, mas corre sérios riscos de rebaixamento.

Mas quais são as expectativas para este clássico? Quais os atrativos?

Esta avaliação é feita normalmente levando em consideração o último jogo disputado por ambos. Entendo que o CRB trouxe a estreia de um treinador que agradou, trouxe ofensividade no modelo de jogo, trouxe reportório e mudança de atitude. Ainda ficou o questionamento sobre a qualidade na finalização.

CSA pela primeira vez perdeu duas seguidas. Após momentos de questionamentos mais contundentes, como foi após a derrota para o Boa, o grupo respondeu com uma grande vitória contra o Criciúma e contra o Londrina

A semana será de muito esconde-esconde, treinos fechados, mistério tentando buscar a vitória no clássico.

Clássico é sem dúvida um campeonato à parte. A diferença na tabela – CSA com 16 pontos a mais, na parte de cima, enquanto CRB está na parte de baixo –  coloca ainda mais responsabilidade para o CSA, porém como é clássico tudo se nivela.

O jogo tem um peso diferente. Vencer tem o significado de um trampolim para atingir o objetivo, no caso do CSA em buscar o acesso, já para o CRB a busca por se livrar do rebaixamento.

É hora de medir forças e não poderia ser em um momento melhor. Que venha o clássico das multidões, cheio de histórias, rivalidades e de grandes momentos. Será que após a partida de sábado, este clássico merecerá uma página especial na história deste confronto?

  • adeildo santos

    ola marlon,sou csa mais nao sera surpresa si o crb ganhar,poque digo isso vc com fome toda comida e gostosa, entendeu o crb vai jogar com muita apetite, porem outro lado tem o csa. sera um jogo de inteligencia e estrategia que ganhe o melhor, pra torcida sera apenas um jogo nada de brigas porque numa nao tem vencedores,vamos si comportar como os times europeus, onde as pessoas si respeita. eu sou mais alagoas eu sou mais csa,kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luiz Gustavo

    Se for pela campanha será Azulão 2 x 0. O padrão de jogo e desempenho no Campeonato se confirma. Espero jogo limpo sem violência no campo e arquibancada.

    • ivo

      Meu caro Luiz, você ainda esta dormindo, tá lindo o padrão de jogo do csa, e o desempenho melhor ainda,
      espero que continue o mesmo desempenho das dua últimas partidas.

      • Maior Campeão de Alagoas

        Se o ´desempenho do CSA que nos últimos jogos 4 jogos ganhou 2 e perdeu 2 tá ruim, imagina o do time que nos últimos 4 jogos empatou 2 e perdeu 2. T´a maravilhoooooooooooooso! Espero que continue o mesmo desempenho das últimas partidas.

  • Miral

    Pra mim o significado desse clássico está mais claro que o sol: o CSA, que montou uma bela estrutura, contratou bons jogadores, investiu em um técnico competente e vencedor e joga um belo futebol, estará confirmando a subida para a Série A.
    O CRB, que foi um caos completo neste ano, com uma diretoria omissa, um departamento de futebol sofrível, jogadores medíocres e com um entra e sai de treinadores de quinta categoria, estará confirmando sua queda para a Série C.
    Precisa ser especialista pra entender isso ou quer que desenhe?

  • André

    Marlon
    A respeito da segurança,sei que não é tarefa da polícia, mas a mesma deveria organizar aquela bagunça para entrada da torcida azulina quando visitante , muita gente furando fila, empurrando idoso,criança, mulher, podendo causar uma tragédia, já presenciei a policia auxiliando em alguns clássicos e a fila começa afluir ,seria uma boa. Outra dúvida,a torcida do CSA terá que fazer aquele arrodeio novamente por trás do trapichão para pegar a rua da veleiro e ir embora? Aquele percurso é temerário . Outra coisa, quem deixará primeiro o jogo, a torcida do CSA ou do crb? Ou dependerá de quem vença? Não sou especialista em segurança, longe disso, mas por qual motivo a torcida do CSA, que estará em menor número , não saí primeiro? menos gente, mas fácil de dispersar.

  • Oliveira

    Este clássico no dia 29/09 será o divisor de águas tanto para o CSA como para o CRB. O CSA vencendo segue firme na busca pelo acesso a Série A 2019, mas caso o CRB vença ele permanece na briga para escapar do rebaixamento e se manter na Série B.

  • João

    Marlon, com todo respeito a sua pessoa…espero que dessa vez a policia não coloque ambas as torcidas frente a frente ao termino do jogo. por favor! Maloqueiro é maloqueiro, torcedor é torcedor!

  • Luiz Gustavo

    Ivo teu não sai do Z4. Série CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC.

  • Aristóteles Leão

    Se possível Gostaria de uma explicação sobre o porque a torcida maior ou seja a que tem 70% é sempre a primeira a sair!
    Porque ao meu pensamento a menor rapidamente vai querer sair e voltar logo para casa para não encontrar o rival que é em maior quantidade de gente! Enquanto a de maior número de “torcedores” pode muito bem esperar em lugares estratégicos para eventuais brigas e etc!

  • Antônio R.

    Eita nesse sábado a galinhada ganha um dinheirinho maior na renda, porquê se depender dos rosinhas o troquinho não passa de dois mil de lucro, depois quê tirar as despesas, portanto eles estão confiantes no grande campeão azulino para levar no Rei Pelé uns 4 mil torcedores e daí ganhar um troquinho a mais. Não fiquem com raiva, porquê se ficar puto é pior e nem tô preocupado com o resultado do jogo, sabe porquê o AZULÃO não quer quê a galinhada saia da série e. Saudações azulinas.

  • Pedra Noventa

    O CSA tem que ir prá cima e massacrar o cr de b………………
    E mostrar que é e será sempre o Maior de Alagoas.
    E viva o primeiro e único Campeão Brasileiro de Alagoas.

  • NUNES

    Infelizmente, o clássico das multidões se transformou no “clássico das mundições”.

  • minha visão

    AINDA NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE A TORCIDA DE MENOR NUMERO NÃO SAI PRIMEIRO DO ESTÁDIO ………….

    • Emerson

      Porque é mais fácil segurar 3 mil do que 10 mil pessoas. Simples.

  • minha visão

    até que fim tiveram bom censo !!!!!!!!!!

  • Emerson

    Com torcida única, será que o CRB consegue colocar mais de 4 mil pessoas no Trapichão??

  • Almeida

    Até agora nada mudou em Alagoas!

    – CRB continua na série B;
    – CRB continua sendo o Atual TRICAMPEÃO Alagoano (indo pras últimas 7 finais e ganhando 5);
    – CRB continua sendo o time que mais deu PISA nos outros times de Alagoas (Cessiá, Asa, etc) – Por isso é conhecido como PAI de todos;
    – CRB continua sendo o time que NUNCA CAIU pra série D;
    – CRB contnua sendo o time que mandou DUAS VEZES o Cessiá pra segunda-divisão do campeonato Alagoano;
    – CRB continua sendo o time com o MAIOR CT de Alagoas e um dos MAIORES do Nordeste;
    – CRB continua sendo o time que deu a MAIOR pisa 6 x 0 contra o Cessiá no JOGO DA SOFIA;
    – CRB continua sendo o time de MAIOR TORCIDA em Alagoas, segundo as últimas pesquisas e também com maior número de seguidores no Instagram e em todas as redes sociais(Na pesquisa por bairros Cessiá só ganha no Mutange, Vergel e Jacintinho);
    – CRB continua sendo o time que NÃO aceita manchar o MANTO SAGRADO com estrela de 3a Divisão e de 2a Divisão do Alagoano.

    Calma Azuletes, SE FICAR PUTO É PIOR!

    • Jaelson da Silva Santos

      ALMEIDA, Resumindo tudo que vc falou, sua soberba representa não sua torcida, mais o estilo de seu presidente, isso explica o provável rebaixamento de se time. Ao deixa de ver os defeitos de seu time, vc aceita um rebaixamento pra “C” com com seu maior rival indo pra “A”, guarde suas energias pra cobra sua direção, pois são 4 técnicos, dezenas de jogadores contratados errados, e a maior culpa é da direção, e a cobrança em cima dela quase não existe.

  • ALLAN

    Esse Almeida é louco, “MANCHAR A CAMISA COM ESTRELA DA 3ª DIVISÃO” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. vc é um brincalhão. Seu timeco não é maior em nada, temos 38 títulos alagoanos e 1 brasileiro, que seu timinho já levou várias lapadas quando chegou na disputa. Há ainda tem q ganhar 9 estaduais pra passar o todo poderoso AZULÃO. Esse ano a série C está esperando vcs. SE FICAR PUTO É PIOR!!!

  • adeildosantos

    esse cidadao e um brincalhao,almeida, conseguiu fazer a torcida do csa, sorri,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Emerson

    Esse Almeida é mais engraçado que o Tiririca kkkkkkkkk

    “Atual tricampeão alagoano”?????
    Kkkkkkkkkkk

    Alagoas tem um ATUAL CAMPEÃO.

    CRB tem a maior torcida que fica em casa ou assiste aos jogos nos bares. O time tem R$ 2 mil de lucro nas partidas.
    Conseguiu ter PREJUÍZO na ESTREIA do campeonato, ou seja, os modinhas já sabiam que o time seria um desastre na série B.

    CSA tem a maior taxa de ocupação da serie B! Isso pq a galera do Mutange, Vergel e Jacintinho sai de casa pra ver o MAIOR jogar!

  • Cardoso

    KKKKKKKKKK, kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk, rapaz eu não consigo parar de rir com esse rosinha do Almeida, kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk rapaz o cara é bom de mentiras, vejam vocês, eu nunca vi falar de atual tricampeão, meu amigo a taça já tá no mutanje e o AZULÃO não é mais campeão da série c atual, porquê o campeão agora é o Operário, então rosinha, preste atenção, se fosse assim, o AZULÃO é o tetra campeão atual de Alagoas, haja vista que o time de roteiro nunca foi tetra campeão em Alagoas, quanto ao teu centro de treinamento a galinhada merece, porquê lá e longe da civilização e galinhada gosta de futucar o chão prá procurar insetos prá comer, portanto lá é o melhor local prá montar uma granja e quanto às descidas de qualquer clube é normal, esse sobe e desce, mais tem quê ter torcida prá sustentar o time nais horas difícil, agora entenda uma coisa, reze bem muito prá o seu time não cair, sabe arauto humildade, os times quê caíram o ano passado ninguém voltou e a tv quê pagava um bom dinheiro aos clubes da série c, fechou as portas, ou seja recursos zero, então só fica o dinheiro dos jogos e como vocês não tem torcida, então rosinhas vocês já sabem o resultado da galinhada, portanto, repito reze prá não cair, se não já era um time chamado galinhada e sua torcida rosinha.

  • Almeida

    Calma amigos!
    Parece que ficaram putos. Cuidado com a “SOBERBA”, isso não é legal.
    abraço a todos.

  • Almeida

    Só para o CARDOSO,

    – Pesquisa lá no site da FAF e vê se o CRB foi TETRA-CAMPEÃO .., ou melhor, veja quem foi campeão nos anos 76, 77, 78, 79.
    obrigado!