Escândalo no futebol paraibano atravessa “ fronteira” e atinge Alagoas – Blog do Marlon
O modelo e a eficiência atropelaram o CRB
CSA na Série B forçou CRB a ir mexer no cofre

Liamos e ouvíamos estarrecidos os detalhes do encandaloso caso de manipulação de resultados de jogos no futebol paraibano. Por mais que o caso tivesse o envolvimento de um alagoano, o Delegado Marcos Paulo Vilela, delegado chefe da Polícia Cível da Paraíba, que comanda as investigações, Alagoas não havia , ainda, sido envolvida nos problemas.

No entanto, o fato de Francisco Carlos do Nascimento ter ido ao vizinho Estado para comandar o primeiro jogo da decisão do campeonato entre Campinense e Botafogo na cidade de Campina Grande põe o árbitro alagoano no centro de uma tremenda confusão.

Segundo as investigações, os dois clubes, Campinense e Botafogo, tentaram tirar vantagem na atuação de Chicão na busca de manipular o resultado do jogo. O Botafogo teria utilizado uma pessoa por nome de Alex e o Campinense chegou em Chicão por intermédio de Danilo Corisco, massagista da Federação Paraibana de Futebol e acusado em ser o ‘homem’ do esquema usado por Treze e Campinense para chegar aos árbitros.

O áudio que tivemos acesso comprova uma conversa de Chicão com o presidente do Campinense, conversa esta intermediada pelo massagista. A conversa – pelo menos esta que tivemos acesso – não tem falas diretas sobre resultados, sobre a manipulação e tudo mais. São trechos subjetivos que podem dar a entender uma articulação. Na defesa feita por Chicão ao site globoesporte.com/pb, o árbitro alagoano justifica que não sabia com quem estava falando, pensou ser alguém da FPF e que se soubesse que seria o presidente do Campinense não teria atendido a ligação. Em um contato comigo, ele se posicionou falando a mesma coisa que já havia dito a reportagem do site.

As investigações seguem e, é possível que tenhamos o surgimento de novo áudios que reforcem a ideia de participação de Chicão no escândalo ou que reforce sua linha de defesa.

Uma coisa precisa ser feita: seguir a investigação e ser descoberto se haviam alagoanos envolvidos na situação. Em um dos trechos, fala-se de Alex, nome citado como intermediário do Botafogo-PB para contactar com Chicão.

Conversa de Francisco Carlos do Nascimento

 

Conversa do presidente do Campinense com o massagista da FPF

  • Eu sou eu

    esse chicão é um verdadeiro pilantra safado, vende a alma ao diabo por dinheiro, ainda vem dizer que estava falando sem saber quem era, chamando o cara de comandante, de amigo, verdadeiro canalha, hipócrita. Um cara desse tem que ser banido do futebol. Vergonha das Alagoas.

  • Jeferson

    Queria mesmo era que essas investigações chegassem aos jogos do Campeonato Alagoano, porque o que esse sr.faz a anos é um caso sério. Ele tem total interferência nas partidas das quais participa. Esse ano mesmo prejudicou o CEO(time de menor expressão) contra o ASA,entre outras baboseiras que ele faz. Péssimo árbitro, péssimo ser humano, mal caráter.

  • Luciano

    nenhuma novidade, apenas exposto o que todos ja sabiam sobre o chicão.. o proximo sera o corrupto deputado barbosinha e sua trupe…

    • Marcos

      Cuidado pra não receber um processo.só pode ser comentário de azulino

    • Souza

      E como fica o torcedor? Aquele paga seu ingresso pra assistir um jogo manipulado é uma vergonhoso precisam ser punidos não os clubes, mas sim os seus dirigentesdos clubes, federação paraibana e os árbitros vergonhoso pra futebol do nordeste e Pro Brasil.

  • Fabio

    Um abraço pra torcida/diretoria do Campinense Clube, que adora dizer que o CRB é a vergonha do futebol do Nordeste. O Campinense, pelo jeito, é o bom exemplo!!! Uma beleza…

  • ivo

    É muito triste um bom arbitro terminar a sua carreira de forma tão melancólica. O Chicão dizer que não sabia com quem estava falando, é de uma inocência que dá dó. Como se trata de assunto comprometedor com um estranho? Essa bola é sua capitão, pois corre bem para sua área. O futebol, assim como a política no Brasil, precisa ser passados a limpo, e a corrupção maior no futebol começa lá por cima, pela CBF, será que tem alagoano lá também metido em falcatruas? Tomara que não, mas também não me atrevo a dizer que não exista.

    • Josefe

      Bom árbitro? Só se for de futebol de botão.kkkkkk

  • Sebastião Bastos,em 29.05.2018

    vamos aguardar a conclusão do inquérito da policia civil da Paraiba.Quem for podre que se quebre,independente de ser árbitro de Alagoas,da Paraiba,de onde for,que seja punido na forma da LEI e também banido do futebol.

  • Josefe

    O Chicão sempre foi um árbitro decadente, ninguém conseguia entender como um profissional tão ruim conseguiu escudo FIFA.Na verdade fica claro agora, só poderia ser pau mandado ,

  • Torcedor consciente

    Se apertar Chicão confessa que favoreceu o CSA por inúmeras vezes

  • Alagoano

    Eita imagine se grampearem conversas de um tal dirigente de um determinado clube alagoas que ganhava do CSA com o juiz marcando penaltes contra o CSA Inexistentes ! Tava na cara que tinha esquema pra roubar o CSA. Quem será esse dirigente ???? Vamos ver?? Pode vim bomba por aí com alguns árbitros de Alagoas que prejudicava o CSA descaradamente. Chicao era um deles.

  • Marcelo

    A casa vai cair aqui em Alagoas com arbitragem suspeita que prejudicaram o CSA em vários anos.

  • Thiago

    Que sejam punidos todos os árbitros e dirigentes que estejam envolvidos nesse esquema.

  • Jaelson da Silva Santos

    Sou CSA e sempre que ele caia em jogos do meu time nunca gostei Sempre o achei um péssimo arbitro pois o via em jogos de campeonato brasileiro da serie A e B, e as arbitragens eram ruins. Apenas acho q esse áudio ainda não comprova nada, pois não é conclusivo a intenção de Chicão em ter recebido propina para favorecer time A ou B. O certo é que a partir de agora, encerrasse de vez, a carreira de um arbitro muito ruim, que nunca deveria ter sido da fifa, oque comprova que pra ser da fifa basta ter padrinho forte. Si ele é culpado ou não, veremos nas investigações, não podemos execrar alguém sem que tenhamos provas conclusivas do fato. Que a policia faça seu trabalho, e pelo que vemos até agora, muito bem feito por sinal. Por enquanto o vejo como um péssimo arbitro, mesmo já tendo visto arbitragens muito duvidosa em vários jogos, sejam esses jogos em Alagoas(principalmente contra o CSA) ou fora. Que a policia faça seu trabalho e quem devê que pague.

  • Jezualdo

    E ainda diz que não sabia quem era e não se vendeu.
    Ta certo acredito.