CSA na Série B forçou CRB a ir mexer no cofre – Blog do Marlon
Escândalo no futebol paraibano atravessa “ fronteira” e atinge Alagoas
Quando a fase é boa se ganha de ‘todo jeito’

Cleiton Xavier: investimento pesado para uma temporada que o CRB é pressionado pelo CSA – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O momento vivenciado pelos torcedores de CSA e CRB foi muito aguardado ao longo dos últimos anos. As duas equipes estão disputando a mesma divisão, a mesma competição nacional: o Campeonato Brasileiro da Série B.

Pode até parecer esquisito, mas a chegada do CSA na Série B teve uma importância muito grande para o CRB.

Na maioria dos anos em que disputou a Série B, o CRB estava sozinho. A exceção foram dois anos em que dividiu esta representação com o ASA. Mas como a maior rivalidade do futebol alagoano está fincada em CSA e CRB, tudo mudou com o novo ‘parceiro’ chegando.

Somente o fato do CSA ter conquistado o título brasileiro causou para o CRB um patamar de investimento que não tinha sido visto em nenhuma outra temporada. O ano começou com o CRB investindo pesado. Mesmo sem números oficiais, os clubes alagoanos seguem sonegando este tipo de informação, falou-se que o Galo aproximou-se de R$ 1 milhão para começar a temporada.

Com o título azulino e o ótimo começo da equipe na Série B, o CRB voltou a fazer investimentos fortes, pesados, nunca imaginados – e, principalmente, feitos, por uma equipe alagoana. Só para pinçar exemplos da realidade de ter posto a mão no bolso: Cleiton Xavier, Alípio e Bruno Paulo são jogadores caros. Xavier e Alípio foram titulares onde passaram. Bruno Paulo mesmo sem estar jogando no Corinthians, foi pretendido até por Fernando Diniz para o Atlético (PR) na Série A.

 

A chegada de Walter traz um impacto para o CSA na mídia nacional – Foto: Pei Fon – TNH1

O CSA não é um coitadinho neste cenário de investimentos. Entendo que o time azulino tem uma estratégia diferente e não tem investido apenas na equipe. Dois exemplos são o departamento de fisiologia onde o time investiu quatro vezes o valor investido pelo CRB e os recursos que serão investidos na construção de apartamentos no padrão de quartos de hotel para servirem de local de concentração. Além disto, o time azulino investiu na contratação de Walter, contratação esta, que mais projetou um clube alagoano no cenário nacional. Walter tem o poder de mobilizar a mídia nacional, como nenhum outro jogador consegue. E mais, Rafael Tenório ainda promete investimentos fortes mais a frente mostrando-se atento a movimentação do mercado.

Um ano diferente para o futebol alagoano. Vou acreditar que os dois podem fazer uma Série B forte e com condição de sonhar em permanecer na mesma com relativa tranquilidade. Além disto se o trabalho encaixar, se os problemas forem diminutos e a sorte ajudar quem sabe não poderemos ter nossas equipes muito bem colocadas na competição e até mesmo com um dos dois sonhando com acesso. Agora quero saber sua opinião sobre o tema ? Deixa aí seu comentário.

  • Raphael

    É por isso que eu digo: nem Deus tira o acesso do CSA!

    • Martins

      Não use o nome de Deus em vão não colega, tenha humildade porque não existe ninguém maior do que Deus, muito menos um time medíocre desse que agora que conseguiu jogar uma serie B depois de tantos anos na miseria.

      • MANOEL SILVA

        Esse Jumento aí não é torcedor do CSA, isso é um rosado enrustido. Torcedor do CSA de bom senso, não diz uma idiotice dessas.

    • Flávio

      Raphael, fale do seu time, do nosso não!

    • Lauriane

      Deus tudo pode! o melhor seria não citar o nome de Deus desta forma.. como torcedora, quero o melhor para o meu time, e não é desta forma que iremos conseguir.

    • Well Fernandes

      A rede mundial é um excelente espaço para fazer valer a sua opinião. Mas lembre-se que não é esse o sentimento de milhares de torcedores. Tente dá outra vez formular uma frase que reflita o sentimento da maioria dos torcedores:
      Ex.1: Sou azulino, não desisto nunca!
      Ex.2: Sou marujo, sou de guerra eu sou CSA.
      EX.3: Vamos lutar até o fim.

      O Centro Sportivo Alagoano e o futebol em geral, não precisa de torcedores com esse tipo de pensamento.

    • marcelo

      Nem Deus afunda o Titanic.

    • marcelo

      Nem Deus afunda o Titanic…

    • Erivaldo Araujo

      Voce e um louco falar asim de Deus, cuidado no que fala ….respeite Deus….ele não cabe em coisas pequenas

    • Arilson da Silva Lima

      Que Deus todo poderoso nos perdoa pelo que fazermos e falamos .Pórem ELE mostra que não podemos e não devemos zomba do seu poder.

    • NOOL

      Meu colega, você falou a maior besteira da sua vida. Lembra do poderoso Titanique, pessoas que blasfemaram contra Deus se deram muito mau….muito mau.

    • Azulino de Verdade

      Você não é Azulino pode ter certeza!!! Fale pelo seu timinho, o pintinho de roteiro!!!

    • Jônatas

      que cometário infeliz Raphael

    • makys silva

      Raphael,O assunto abordado aqui não foi esse,Tenho certeza que você não passa de um regatiano querendo polemica por aqui. Marlon, eu acredito que até o final dessa competição será essa guerra de quem tem ou investe mais.O que podemos ver pelo lado do csa é que sofremos muito no passado por vários fatores e hoje estamos maduros e prontos pra enfrentar os desafios. O crb faz investimento com o revolver apontado pra o pé…loucura de um clube que se achava acima de tudo e de todos e hoje ver o maior de alagoas vivo como nunca.

    • Raildo Santos Azulão topado

      Cara! você não azulino que o Deus todo poderoso tenha misericórdia de você?

    • Ivanildo

      Sou Azulino e aí já é Demais cidadão, vc deve ser apostador disfarçado de Azulino querendo comprometer um trabalho sério,Que Deus nos Abençoe Azulão eou

    • Edivaldo

      péssimo comentário amigo procure o q fazer e não fale coisas em vão sou azulino e vamos subir com a ajuda de Deus!

    • Ednaldo

      Deixa de falar bobagem rapaz, sou torcedor do CSA, mas dizer que nem Deus tira é pura bobagem, não envolve o nome de Deus nisso não, acredito que o CSA está indo no rumo certo e que tudo vai dá certo.

    • JOSÉ UBIRAJARA LESSA LIMA SANTOS

      Rafael peça perdão a Deus, isso não se diz pois Deus é tudo na vida de todos os jogadores de CSA , até antes mesmo de jogar os jogadores fazem orações em nome de Deus, pense um pouquinho e reflita o que você acabou de falar, é como o colega disse , não usar o nome de Deus em vão, retire essa frase por favor , obrigado

    • MANOEL SILVA

      Sai daí jumento, o CSA não precisa de torcedor burro pra se projetar. Nenhum torcedor do CSA de bom senso não diria uma frase infeliz dessa.

    • Antônio Torres

      Parabéns Rafael, o time de sangue podre sempre humilhou o melhor de Alagoas quando estava nas séries D e C, principalmemte quando estava comandado pelo mazola sem caçola.

  • JOAO PEDRO

    Acredito que os dois clubes irma fazer uma ótima serie B.Minha grande preocupação e a arbitragem inconfiável.

  • Deusdira

    Marlon, o time de roteiro teve 20 anos para conquistar alguma coisa. Nós só precisamos de um homem chamado Rafael Tenório, o Abílio Diniz do nordeste, e em 2 anos o homem mostrou pra que veio…aguarde cenas dos próximos capítulos…

    • Regatiano

      Misericordia! Abilio Diniz do Nordeste? Esse entende de economia, se o RT é o Abilio Diniz do Nordeste o Manoel Dias Branco, dono da M.Dias Branco (homem mais rico do nordeste e 8º mais rico do país) é quem?

  • Marcial

    se cuida azuletes, alegria de pobre dura pouco.

    • Fabio

      Cuidado com quem?? Com o timinho de roteiro??? Faz medo não

      • marcelo

        Vamos ver no dia 9

        • Márcio Azul

          Dia 9? Três pontos garantidos. Crb não mete medo em ninguém. Série C é logo ali para vocês, mas com um detalhe, vocês não serão campeões como nós fomos. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Max Vasconcelos

    Raphael sou azulino de alma e coração agora é bom ser mais humilde e ter os pes no chão e principalmente deixar deus fora disso , só pra lembrar teve um cidadão que disse esse navio nem Deus afunda e na primeira viagem o Titanic afundou.

  • Junior

    Cara, para de comparar o CRB com o CSA. CRB montou um time p/ buscar o acesso, o CRB não tem o CSA como base, só vocês da imprensa que pensam assim. CRB já conhece a serie B e montou um elenco forte p/subir, nada tem a ver se o CSA ta bem ou não. Olhe os últimos 3 anos do CRB na serie b, a cada ano um elenco mais forte, talvez em 2017 o resultado não tenha sido o esperado, mas o elenco era mais forte que o de 2016(melhor campanha do CRB na serie b ) que era mais forte que o elenco de 2015. Até agora só foram 5 jogos num universo de 38 jogos.

    • Luciano

      Kkkkkkkkkkkkkkkk e a soberba da galinha continua lá em cima .. meu deus não aprendem nunca

  • Flávio

    O mérito do CSA na série B, coloco-o em 80% na conta do Marcelo Cabo, pois foi ele conseguiu fazer de jogadores contestadíssimos, grandes destaques em âmbito nacional, a exemplo de Celsinho e Didira. Chamados até de “lixo” pela nossa torcida há alguns meses, hoje são os dois principais jogadores do CSA. Além disso, Marcelo Cabo conseguiu transformar nosso pior setor no melhor. A segurança dos ex-contestados Xandão (bancado pelo professor após duas falhas) e Leandro (que alguns diziam que era jogador de série D) é de impressionar. Novas apostas como Niltinho, Edinho e Ferrugem pode ir pra conta do Cabo também. Além disso, sabe lidar como ninguém com a nossa euforia. E pensar que, se não fosse a liderança do nosso presidente RT, Marcelo Cabo só teria ficado algumas horas em Maceió. Por outro lado, precisamos manter os pés no chão: os 4 times que ganhamos estão na parte mais baixa da tabela. O jogo contra o Londrina é que nos dirá se o CSA vai brigar pra ficar ou para subir.

    • Marcel Jatobá

      Excelente colocação. Marcelo Cabo tem uma característica em comum com o Tite (longe de comparação), mas é aquele ar de dar valor ao seu jogador, enaltecê-los. Deu moral aos caras, como vc falou. Teve uma entrevista que ele botou o Celsinho lá em cima, e o peste ta voando. Mérito ao nosso treinador tb!!

  • José A de Oliveira

    Marlon você está certo, CRB nunca fez investimento como está fazendo agora, somente agora percebe-se que bons investimentos traz grandes rentabilidade financeira, exemplo foi o retorno na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, antes não tinha cuidado de trazer um bom treinador e fazer boas contratações, lembro uma vez o presidente chegou a dizer que o técnico que saiu era o melhor técnico que já esteve no CRB, veja quanto era baixo o nível de investimento, um técnico ruim daquele mesmo assim foi considerado o melhor. CSA faz bons investimentos trousse na minha opinião o melhor técnico de série B, se o CSA cair para terceira divisão a culpa não será do técnico.

  • Carlos Miguel

    O CRB fez uma excelente contratação, até porque o Cleiton Xavier é torcedor do CRB, inclusive ele mesmo se declarou regatiano na primeira oportunidade que teve.

  • George Amorim

    Acho que a chegada do CSA n série B é apenas um dos fatores que levaram o Crb a investir mais. Não podemos esquecer que existem milhares de torcedores que cobram diariamente o time. Em 2018 o clube tem uma receita maior devido as competições que participa. Temos que lembrar que é o último ano do presidente no comando do clube e ele quer sair com a imagem em alta, já que muitos o consideram um ” salvador” que mudou o time de patamar. Espero que ambos possam ir bem na competição, esse ano não existe grande diferença técnica entre as equipes da série B. O acesso é mais que um sonho distante, ele pode sim se concretizar.

  • Carlos

    ATUALMENTE ANALISANDO OS ELENCOS

    CSA
    O CSA tem um bom time para briga para não cair, e se tudo continuar a dá certo, pode permanecer na série B com uma certa tranquilidade.

    CRB
    Tem time para tenta o acesso, ou não correr susto de rebaixamento.

    Um detalhe importante é aproveitar esse início e fazer gordura, para chagar em uma pontuação mais confortável.
    Falo sempre que o ideal é ficar longe da zona do rebaixamento, ou visitar o mínimo possível.
    Ainda é cedo para fazer uma aposta de quem vai subir ou descer, até porque historicamente a série B é bem equilibrada…. Tem muitas equipes que ainda estão se reforçando.
    Até 15ª. Rodada a coisa é muito indefinida, não acredito que algum time venha se destacar dos outros.
    Vamos saber quem é quem de verdade no segundo turno, mas claro torcendo para que nossos times continuem bem longo do Z4.

  • Mané Oliveira

    O que posso dizer! Meu time é tratado como uma empresa. O outro é tratado como uma ALE. Observem e invejem, pois vocês ficarão revoltados.

  • Mané Oliveira

    Olha Sr.Junior: Vais estudar para descobrir o porquê do CRB estar na série B.
    Ganhou a vaga numa burrice do pior presidente já teve, e desde então, ainda não saiu do canto.

    • José A de Oliveira

      Mané Oliveira, CRB conquistou o direito a série B quando em meados de 1995 disputou contra as equipes da Paraíba e venceu todos elas, CSA não quis participar falha na época do seu presidente mais em 1998 o CSA foi colocado na série B junto a outras equipes quando a CBF era uma bagunça pior que é atualmente, naquele caso de virada de mesa que beneficiou o Fluminense que subiu da terceira divisão direto para a primeira, problema é que o CSA e River do Piauí também beneficiado participaram na série B e foram rebaixados no mesmo ano, ou seja, CSA já participou de série B mais o lugar natural do CSA não é a série B é uma série mais abaixo.

  • Antonio Carlos

    AS contratações do CRB não tem nada de pressão por causa de time daqui não, só porque estão em boa fase. E sim, por causa do Investiu pesado em atletas (em sua maioria), que não renderam até hoje como: Willams Fernandes, Marcão, Ruan, Potiguar, Leilson (Só com problema de contusão), Rafael Bastos ( Com futebol abaixo da média e sendo uma decepção), Claudinei (Que até não saiu do Departamento Médico), Mazola (Só fez mora no Departamento médico e vive postando fotos em restaurantes nas redes sociais), Ayrton (desaprendeu jogar e tá cada dia mais preguiçoso), Diego (Um bom lateral, mas pelo jeito que vive cansado por conta da idade e a maratona de jogos)…

    O CRB tem contratado porque é preciso, Sr Marlon. Até porque na Série B, nós temos 19 rivais, não apenas o nosso rival estadual. A nossa preocupação é com o nosso clube, e não o time dos outros. Sabemos que a Série B é um campeonato longo e muita água vai rolar… Com a contratação do Alípio, e quem sabe de Luiz Otávio que está no Santinha, teremos dois reforços que vem pra nos ajudar de fato. Infelizmente não vão poder jogar a Copa do Nordeste para nos ajudar contra o Ceará.

    De qualquer forma, vamos em frente. Avante CRB!

  • Pedro

    Esse negócio de negar a Deus é coisa de ateu e não tem nada haver com o Azulão do Mutange que é um time simples de pessoas humildes, tementes a Deus. Talvez esse cara seja um regatiano querendo tumultuar que aliás é o que eles mais sabem fazer, que é jogar sujo no extra campo.
    Se tudo der certo chegaremos ao nosso objetivo que se manter na serie b.

    Avante Azulão do Mutange com com autorização sempre de Deus.

  • Coração Azulino

    O bom debate sempre será bem vindo, em relação à elenco e folha salarial o rival tem um investimento superior, porém se não encaixar não adianta, o conjunto e planejamento é fundamental, o Marcelo Cabo vem sendo fundamental para essa mudança de atitude e melhora do rendimento do elenco, o conjunto vem sendo o grande diferencial e aposta do CSA, jogamos com um Goiás que vai crescer na competição, com um Boa Esporte e Criciúma que tem bons nomes, com jogadores rodados e vão tirar muito ponto dos grandes durante a competição, sabemos que precisamos de mais reforços pois perderemos jogadores e sem peças de reposição o rendimento cairá bastante, porém, não se pode deixar o time individuado, concordo com o planejamento adotado e precisamos manter o apoio ao clube, controlando nossa euforia e sabendo das limitações do nosso time, mais acreditando que UNIÃO E FORÇA na série B serão fundamentais para nosso conjunto fazer a diferença.

  • Alagoano Sincero

    CSA tem um projeto pro futuro, crb um projeto sem futuro, gastando mais do que pode visando a eleição.

  • Sebastião Bastos,em 29.05.2018

    Boa tarde nação azulina.Este cidadão José A.Oliveira, deve ser azulino ou então regateano frustrado,haja vista falar mais dos assuntos referentes ao Azulão de que dos assuntos referentes ao seu time.Sai fora cara,fala do teu time.

  • Antonio Gama

    Muita empolgação inicial dos torcedores do Cavalo Paraguio (CSA)

  • De Lima

    Esse tal de Raphael é um verdadeiro hipocrita. Ele imagina que dizendo essas coisas está enganando a Deus, induzindo-O a punir o CSA. Está escrito na Bíblia que Deus conhece todos os nossos pensamentos, antes de falar-mos Ele já sabe o que vamos dizer. Também está escrito que Deus não tem por inocente aquele que toma seu nome em vão. Deus tenha misericórdia de você Raphael.

    • Raphael

      Deus não está acima de certezas absolutas. O CSA já subiu e temos que pensar no elenco 2019 pra série A.

      • MANOEL SILVA

        VTNC, Rafael, esse é o menor lugar que posso te mandar. Deus merece o nosso respeito e não ser subjugado em pequenas coisas. Deus é superior a tudo isso. Procura o que fazer e deixa de provocar a fantástica e feliz Nação Azulina…!

  • Luciano

    O CSA tá no caminho certo, se manter na B esse ano pois o Azulão é o time do futuro !!!!! Já a galinha tá com prazo de validade até dezembro.

  • ivo

    Eita!! A marujada tá fazendo a festa, também para esquecer dez anos de espera tem que festejar muito, continuem festejando porque o São João esta chegando e esse timinho vai sumir como a fumaça junina, e olhem que um dos incômodos da fumaça são as lagrimas. E haja lagrimas… Ter estrutura é o maior referencial para se montar um time caro, sem depender de um pires na mão. No dia que Rafael, se cansar de tanto jogar dinheiro fora, serão mais dez anos de amarguras.

    • Márcio Azul

      Falar de 10 anos é fácil. Lembra de 2002 a 2012? 10 anos certinhos sem teu time não ganhar nada. kkkkkkkk. Repeita o maior de Alagoas e admire nosso futebol.

      • Antonio Carlos

        Nós, Regatianos, não esquecemos o nosso passado, até porque se um dia esquecermos tem azulino COMO você pra relembrar. Sabe mais da nossa história do que do próprio clube que torce. Esqueceu os rebaixamentos e os vexames do teu time!
        O CRB na pior nos anos 90, devendo mais de 6 meses de salários a cada ano, e não foi rebaixado no Alagoano. CRB nunca teve patrocínio da Família CoLLor através da TV Gazeta, Nunca foi bancada pelo usineiro João Lyra. Repito: Não fomos rebaixados no Alagoano!

        Hoje, o nosso CRB tem seu próprio patrimônio, não deve a ninguém e não é porque perdeu um título que seremos inferiores a vocês. Já vocês tem que se preocupar com o CRB mesmo, pois todo filho quer se igual ao pai!
        PAI sim e com todas as letras. Nasceu primeiro, tem mais título em confronto diretos com o rival, tem mais gol marcado e mais vitórias.
        Isso sim é paternidade sem necessidade de DNA.

  • De Lima

    Esses torcedores do timinho de Roteiro, só tem titica de galinha na cabeça. Ivo parece que você começou a torcer pelo timinho rosa de 2012 em diante. E não tem conhecimento que seu timinho passou porisso: foi campeão em 2002 e só voltou a ganhar outro capeonato em 2012. Se ficar puto é pior.

  • De Lima

    José A de Oliveira você precisa pesquisar antes de determinado palpite. O timinho de Roteiro participou do torneio qualificativo para a série B de 1994 em 1993. Foi campeão do torneio mas não foi invicto

  • De Lima

    E mais, viu José A de Oliveira, os presidentes de CSA e crb haviam combinado de não participarem do torneio na Paraíba,tipo de boicote, porque as despesas da estada deles durante o torneio seriam
    por conta deles (CSA e crb), mas, o presidente da galinha rosada, na calada,foi ao torneio contrariando o que havia acordado. Isso é o que foi divulgado na época.

  • Jeronimo dos Anjos Oliveira

    Vejo alguns comentários imaturos que nem deveriam ser publicados. Alagoas está este ano com dois clubes na série B, infelizmente o ASA ficou fora. Temos que torcer pela permanencia do CSA e também do CRB. Agora para isso é preciso que ocorra um trabalho de gestão bem feito, bem planejado. Ter cuidado para que não contrate jogadores de forma errada. Jogadores com a idade já avançada, caros e ainda lesionados. O CSA está sendo um bom exemplo gestão com o presidente Rafael Tenório à frente do clube. Eu sou azulino, contudo torço para que os dois clubes permaneçam e futuramente a volta do ASA, pois, isso acontecendo significa mais empregos para o pessoal da imprensa, para os atletas e também para os vendedores ambulantes. Portanto, Avante CSA!

  • JOSE ARCANJO PEREIRA

    Em qualquer discussão de nossa vida DEUS está em primeiro lugar, falando em futebol, o CSA tem uma estrategia diferente do CRB, o CSA tem uma hierarquia bem compacta e bem trabalhada pelo seu Presidente, dando responsabilidade aos seus colaboradores como funcionários, como diretores, conselheiros e até os torcedores, O Rafael Tenório define e denota o CSA como uma empresa com vários lideres. O CRB tem um proprietário, tem um dono que é o DEPUTADO será que essa gestão é moderna ou cafona.

  • Alexandre castela

    Deus é poderoso e quem zomba do seu poder CAI

  • AZULINO

    A Torcida do crb é nojenta.. até usando o nome de DEUS está…
    e covardes… falando em nome da torcida do CSA. Eu quero os 45 pontos na tabela, somente!!! Avante meu azulão!

  • Azulino sim senhor

    Ganharam 3 joguinhos já subiram no salto de novo, cheios de soberba novamente, série A, “me espere na décima rodada”, bla, bla, bla, có, có, có. Não aprendem nunca, por isso que são sempre motivo de piada, CSA no G4 falando em 45 pontos e galinhada lá em baixo já reservando o Jaraguá pra comemorar o acesso.