Em jogo muito fraco, você acredita que o CSA evoluiu? – Blog do Marlon
Experiência, saber sofrer e o desequilíbrio de Ratinho
CRB expõe novo repertório e aplica 2ª goleada em casa

Luidy jogou contra o CSA: opção pelo lados, mas menos agressivo que o inicio no CRB – Foto: Lucas Moraes/cearasc.com

Ceará e CSA fizeram um jogo muito ruim. Tecnicamente, a partida foi bem abaixo do esperado. O CSA tratou de errar nos minutos iniciais e isso acabou sendo decisivo para o placar final de Caerá   1 a 0.

Após o gol marcado, logo aos dois minutos da etapa inicial, o Ceará pouco fez, mesmo assim criou três situações e o  CSA apenas duas. Tirando isso, jogadores sem a forma física ideal, um time com o freio de mão puxado e sem poder de definição.

Apesar de todo o cenário ruim, observei que o CSA evoluiu em algo. O time consegue trocar passes, manter a posse de bola, realiza ações de jogo com mais dinâmica. No entanto, estas ações não são caracterizadas por eficiência, a equipe não consegue jogar em amplitude, nem consegue com esta troca de passes fazer o que preconiza  o futebol moderno: trocar um número de passes que defina uma condição de finalização. Os laterais seguem sem ultrapassar e os volantes são muito burocráticos.

Está evidenciado que o time possui jogadores sem a forma física ideal , outros que tecnicamente continuam bastante questionados. O técnico Flávio Araújo segue mantendo sua ideia de apostar no time campeão da Série C. Isso cria uma zona de conforto para quem está abaixo do ideal, mas mesmo assim, segue como titular. Também demonstra que o grupo tem poucas opções com qualidade para mudar esta realidade. Está evidenciado que o CSA contratou mal e está sofrendo com as reposições.

O jogo tático     

CSA veio planejado para jogar no erro do adversário, marcar na linha média e tentar esperar espaços oferecidos por quem vai propor o jogo. Mas o gol tomado com um minuto fez o Ceará mudar sua postura, não se expor mais e desfazer todo o plano de jogo azulino.

Marcos Antônio foi inexistente no tempo inicial. Ficou nítido que com Michel fora de forma, não tem o arranque. Didira não é este jogador para buscar o desafogo em velocidade.

No tempo final, o CSA teve um período de uma melhora, principalmente com Giva, que mais magro e com mais poder de deslocamento, oferta mais opções para Daniel Costa. Marcelo Chamusca trocou para posicionar e passados dez, quinze minutos de mais ofensividade do CSA, o jogo voltou a ficar bem burocrático e sem qualidade. Parecia um amistoso. CSA mudou de característica – perdeu a velocidade e trabalha mais com a posse de bola, dinâmica e troca de passes – mas ninguém ofereceu esta opção para o Flávio Araújo. CSA contratou em quantidade, mas não trouxe em qualidade.

Pio foi indicado como garçom . O melhor em campo foi Richardson. Volante que participa de todos os momentos da partida. Roubou  bola, consegue trocar passes, conduz o time na saída de jogo e ainda participa do momento ofensivo.  Já a arbitragem do maranhense Mayron F. dos Reis Novais não se complicou. Fez um jogo seguro. Poderia ser mais rigoroso e até mesmo os três amarelos caberiam expulsões.

  • Marcial

    Ta complicado evitar o Tetra com essa evolução rsrsrs

    • Rivaldo R.

      Olha eu fui aos jogos do CSA vi um time q star em evoluçao. No jg contra S. Correia,a bola na entrou o goleiro foi o melhor em todo.se as bola do csa entrsse era goleada e todos dizia q era o melhor time contra srita do mesmo jeito.
      O rival pegou dus cachorra morta fez do qfez ai o tocedor de pe de radio o de tv fica pressionando o time. Esse time vais melhorar e mtos vao aplaudir.vamos ter calma.So tem q melhorar a zaga temos bons jogadores contra o cearar no 2 tempo hove uma melhora sgnificante de novo abola nao entro ate bola na trave precisamos ter calma.
      O objetivo do csa e ser campeao alagoano e fazer bonito na serie B.
      O CSA ESTAR NO CAMINHO CERTO.

    • Joao

      Evoluiu tanto que perderam pros Reservas do Ceará, desentrosados e com menos de 1 mês de preparação. Foi só colocar uns jogadores de Série B que o nãoseisehá sentiu dificuldade (não passava do meio campo). Esse ano eles irão provar que são menores que o ASA: Não vão aguentar 1 ano de Série B.

  • thiago

    Marlon, csa começou sua pré temporada em 8 de dezembro, são mais de 40 dias de trabalho. A quem você credita jogadores ainda fora de forma? Falta de profissionalismo jogadores, falta de estrutura física no clube, falta de corpo técnico qualificado ou outro fator?

  • Tyago

    O pior é a insistência do técnico com esse time da Série C. Fomos campeões mas já passou. Temos boas peças que entraram e até mudaram a cara do time no 2º tempo. Tomara que ele mude esse time no domingo ou a incerteza vai pairar no Mutange.

  • Tulio

    Problema do CSA e o seguinte: fizeram uma serie c quase perfeita, mas esquecem de reconhcer o baixo nivel do campeonato, um dos mais fracos da historia, e se iludiram, inclusive com arrogancia – pois o Daniel Costa falou que o CSA era o time a ser batido – pensando que o time da Serie C iria voar na Copa do Nordeste, uma campeonato bem mais dificil. Pe no chao e humildade e sempre bom e pra quem cogitava subir pra Serie A, se preparem, a serie c e bem ali.

    • Benício Monte

      Assino embaixo, time mediano pra baixo, série C fácil. Ficaram boiando na soberba sob uma canoa achando que era um navio de carga.

      Vão quebrar a cara esse ano. CRB humilde remontou o time e se reforçou forte.

      • Benício Monte

        Fraquezas do CSA:

        1 – Montou na soberba

        2 – Acha que time série C ganha libertadores

        3 – Treinador campeão foi Ney da Matta, Flávio Araújo é fraco.

        4 – Time tá entregue a empresários igual CRB de tempos atrás.

        5 – Cadê o patrocínio da Caixa? Só conversa, pague as dívidas primeiro.

        6 – Vai ser rebaixado no brasileiro.

    • Luiz R S Filho

      E cômico vir falar que a Série C foi do nível mais fraco em 2017….Qual o dito “maior de Alagoas” que se arrastou numa Série B, teve três treinadores, quase 50 jogadores e ainda foi salvo pela Luverdense e com a colaboração de Náutico, Santa Cruz e Abc que desistiram logo cedo de se manterem na Série B…..
      Vão buscar uma estrela que tentam há muito tempo (+ de 20 anos). Não são o “grande de Alagoas”??????? Por isso vcs são os Maiores…..COMÉDIAS DE ALAGOAS!!!!!

      • Luiz

        Comico é ser bi do alagoano da serie b, e rebaixado pelo galo kkkkkkkkkkkkkkkk Esse ano tem mais lapada

      • Uesley

        Ninguem salva ninguem, o CRB ficou porque pontuou, da mesma forma que o CSA foi campeao porque outros perderam. Isso é mimimi de fregues. POrque em 2010 vcs so nao cairam pra serie b do alagoano por causa do penedense.

      • Rian

        Fregues, como voce quer o gol do Tetra do Neto? De bicicleta ou de voleio novamente?

  • Leandro

    Resumo do Csa:

    1. Tecnico ultrapassado e que desconhece o alagoano.
    2. Torcida se ilude muito facil.
    3. Falta de pe no chao.
    4. Muito oba oba.
    5. Time de serie c. Nao se salva um pra serie b.

    • Rivaldo R.

      Acho w devemos ter calma. E mto cedo pra isso nao vamos forçar a deretoria gasta o dinheiro da serie B. Qdo nois passamos para serie B ja demos uma pressao neles pois ele nao vai qrer fica atraz do CSA. Vai fazer o q pide e o q nao pode vamos ter calma

  • Gil

    1. Hoje o chicote vai estalar, palavras do Rafael Tenorio antes da estreia da Copa NE. Agora aguenta a queda e aprenda a ter humildade.

  • Adrian

    Mas segundo Daniel Costa, CSA nao era o time a ser batido? Jogadorzinho de serie c, encostado

  • Leandro

    Por que o Csa sempre vai atras de jogador do CRB? Foi atras do Ze carlos e agora quer o gerson magrao. Se o csa se acha tao superior, nao sei pq quer so fica c os restos do crb.

    • fernando leao

      desde quando o Gerson Magrao é do CRB???????? tá enganado meu caro.assim o João Paulo Penha seria do CSA kkkkkkkkkkkk

      • Alisson

        kkkkk nem pra isso servem João Paulo nem do CSA era e sim do Bahia, enquanto o Gerson estava praticamente aposentado por causa de lesão e o CRB o trouxe de volta ao futebol, e sim é verdade não pertence ao CRB, mas se não fosse nós vcs nem teriam a chance de o contratar

  • Alberto Marrêta

    Sempre falei que esse time do csa é fraco … Pegou as babas de serie C e ficou achando que era a Seleção … Didira, M. Antonio jogadores de Serie D … A zaga é uma Mãe … Errou nas contratações, não tem esquema de jogo, fica dependendo do Daniel p jogar e sem substituto p ele como acontecia com o Chico no CRB ano passado … Vai trazer uma Caminhão de jogar p resolver o que todo mundo já sabia … No Futebol tudo pode acontecer … Esse ano vai p fila no Alagoano. Resumo … O Time é FRACO

  • ivo

    O csa estava a um bom tempo sem ganhar nada, a torcida sofrida, qualquer jogo era uma decisão e por fim a imprensa alagoana supervalorizando essa estrela de bronze em uma competição sofrível, a serie C, agora o sonho acabou, as conjecturas também, vamos ver quem tem panos pras mangas e até o momento ninguém se entende , nem técnico, nem jogadores e muito menos torcida, a cada resultado a torcida sugere uma mudança, logo, logo a imprensa entra nessa também.Para o alagoano o time é médio, para a copa do Nordeste e Copa do Brasil e serie B, se entrarem com esse timinho já era. Mas convenhamos que é apenas o inicio, paciência do meio pro fim será pior. Muitas lagrimas vão rolar.

  • Jon

    Sou torcedor do CRB, mas não entendi até agora a contratação de 8 atacantes, se o esquema do treinador utiliza apenas 1. E o que está jogando completamente fora de forma. CSA não entendeu que o nível é outro, vai voltar rapidinho pra série C.

  • fernando leao

    Quem é o responsavel pelas contratacões no CSA?? nao entendo pq 5 centroavantes e não tem nimguem pra revesar com o DC.todo jogo fica a expectativa do cara arrebentar pra o time evoluir.Se isso não acontece e fiasco certo.

    • Uesley

      Se ele fosse craque, nao estaria no CSA. Simples assim.

  • Joao

    A pergunta que não quer calar: Como vai ser o Tetra? a) Invicto; b) Com 100% de Aproveitamento; c) Com Goleada na Final ou d) Todas as Respostas Anteriores? Avante, Regatas!

  • Ramos

    O CSA, vai melhorar, precisa ter confiança.

  • jonatan

    vergonha de Alagoas kkkkkkkkk

  • marcio rogerio

    Marlon tenho uma duvida… O tetra vai ser com o gol do neto?

  • Marcelo

    Esse Daniel Costa é uma “murrinha”. Dá preguiça de ver esse cara jogando bola. e em pensar que os azulinos acham esse cara um craque! O TETRA está bem alí!

  • Sampaio

    Sr Rafael Tenório, Sr Raimundo Tavares, está na hora de acordar, série c passou, com esse time não vamos decidir o campeonato alagoano e vamos em 2019 para série c de novo. Técnico sem moral e jogadores fora de forma e sem alma.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    É um espanto ver o CSA jogar.Um time que começou se preparar primeiro,manteve quase todos os jogadores campeões da série (C),no entanto,a gente percebe um time totalmente perdido em campo,com jogadores fora de forma e,com um certo nervosismo quando joga diante de sua exigente torcida.Não se espante se,no jogo de domingo contra o ASA,o time sair derrotado.

  • socio

    meus amigos , o grupo onde o senhor RAIMUNDO TAVARES e anda cheio de puxas sacos nao vao levar o csa a lugar nenhum , diferente do crb que tem o alarcom que conhece e viver o futebol de verdade nosso csa nao tem ninguém capaz de contratar um atleta que seja de bom nível, infelizmente o que se tem no csa e um bando de amadores e puxa sacos que fazem tudo o que o raimundinho que , sem falar o amor platônico do senhor omar coelho pelo csa kkkk amor de dinheiro e política

  • Pedrinho passa passa

    Marlon, vim procurar sua analise sobre essa confusão que está acontecendo no meu csa mas nao encontrei. Essa possível saída do Tavares.
    O que vc está achando disso???

  • Carlos Eduardo

    Flávio Araujo não é treinador para serie B
    FORA FLÁVIO ARAÚJO

  • Valdemir

    Esse time precisa de melhores reforços. Com a exceção de dois ou três, o restante fica para competições de série C e D.
    A mudança deve começar pelo treinador. Com esse time, perco as minhas esperanças do alagoano.

  • Flavio Silva

    Não existe “evolução” em um time que manteve o elenco campeão da série C.
    É isso aí que todos estão vendo, não vai evoluir nada. Não há oq se falar em “pré temporada” já que é a continuidade de um trabalho. Retornaram das férias e deram de cara com times de um nível acima do que estavam acostumados. Resultado: NÃO CONSEGUEM GANHAR.