O legado de ter posicionamento – Blog do Marlon
A realidade do momento: CRB mantido, ASA caindo e CSA subindo
Os caminhos para Série A

Em determinado momento da minha carreira profissional resolvi que deveria me qualificar para seguir na crônica esportiva. Entendi com aqueles que contribuiram para minha formação profissional que é preciso ter ‘posicionamento’. É necessário questionar, argumentar, ter opinião, mas acima de tudo ter embasamento para isso.
Como integrante da crônica esportiva sei que agrado e desagrado, porque isso é inerente daqueles que se posicionam e que lidam com a opinião pública.
Recentemente ouvi uma entrevista do técnico Mazola Jr onde em determinado trecho da entrevista, Mazola citou que a saida de companheiros de profissão (Léo Condé e Dado Cavalcante) seria justificada porque ‘alguma coisa tava precisando ser trocada, né?.
Fiz uma avaliação sobre o tema e produzi um post com o título ‘Teve alguma coisa errada no discurso de Mazola”   http://blog.tnh1.com.br/blogdomarlon/2017/11/16/teve-algo-de-errado-no-discurso-de-mazola.
Não me escondi, nem deixei de citar, dar nomes no post. Cito o repórter que fez a pergunta, nomino os profissionais citados (Mazola, Dado, Condé, Marcos Barbosa, Alarcon e Luciano Costa). Apesar de um posicionamento firme, não existe em nenhum momento avaliação, afirmação sobre a ‘ética’ ao referido treinador. No próprio post, escrevo ser ‘somente uma avaliação de quem está fora do processo’ e ressalto as muitas qualidades existentes no treinador do CRB.
Fui surpreendido hoje em uma entrevista concedida pelo técnico Mazola Jr a Rádio Correio AM 1200 quando o mesmo se referiu a mim como “leviano” e “irresponsável” . O mesmo não citou meu nome, se referindo como um ‘comentarista aí’, depois disse que não lembrava do nome para ver ‘quanto eu tinha importância’ e em outro momento chegou a revelar – ‘que eu era amigo do Dado”.
Não sou leviano. Não sou irresponsável. Sou amigo do Dado, sim – dentro da busca por qualificação fiz o curso de técnico com ele – mas separo as coisas e já critiquei e cobrei do Dado posicionamentos que entendi como errados dentro da profissão dele, assim como o fiz com Mazola.
Por outro lado é legal saber que seu trabalho é avaliado – até mesmo na Federação Brasileira de Treinadores de Futebol onde fiquei sabendo que o post chegou, em diversas instâncias onde o nível dos debates é alto e o questionamentos existem de maneira argumentativa.
Diferente do que fez Mazola na entrevista não o desqualifiquei, não imputei ao mesmo situações que denegrisse sua qualificação ou sua honra pois minha formação profissional – seja como militar ou como membro da crônica – e familiar não permitem este tipo de mecanismo.
Mazola fez a sua avaliação e tirando os adjetivos ‘leviano’ e ‘irresponsável’, respeito as observações pois quem é público – como ele também é – está sujeito a ser avaliado. As pesquisas de opiniões, entrevistas, falas, discursos por onde o treinador do CRB passou e por onde eu já passei irão nortear para aqueles que ouviram e leram o que foi dito sobre o assunto, qual o personagem está com a razão.

  • Marcus

    Marlon,depois da morte do Waldemir Rodrigues,acredito que, aqui em Alagoas, o único integrante da imprensa que fala o que pensa e não bajula ninguém é você.Parabéns por sua postura e pelo seu trabalho. Não se intimide nunca. Volto a insistir: o que ganhou esse Mazola? Um alagoano, um acesso à série b e um acesso à seria A com o time.mais rico do NE.

  • Luciano

    A verdade marlon é que por onde mazola passa é citado como arrogante. Isso é um fato, agora ele está no clube certo pois condiz com o pensamento do nobre deputado. Abraço e continue falando a verdade dor a quem doer

    • Jr

      Não misture pessoas com instituição. O CRB não é isso…

  • Edval Sávio Elias Costa

    Gosto de futebol, como também admiro quem faz o futebol.
    Será que para se destacar no futebol precisa denigrir a imagem de um profissional da Impressa?

  • Jackson silva

    Como sempre equilibrado, esperava você mostrar um pouco de hostilidade ao arrogante treinador do CRB , parabéns ! Ouvi seu comentário na Rádio hoje , perfeito … como você disse a Crônica mudou .::

  • Arthur

    Marlon,
    Gosto muito dos seus comentários, mas acho que nesse caso você pegou pesado com o Mazola, quando li o post em questão não comentei , mas achei desproporcional as suas palavras comparando com o que ele tinha falado na coletiva. Quem fala o que quer, pode escutar o que não quer.

  • Arthur

    Parabéns Marlon, sem dúvidas o melhor comentarista esportivo de Alagoas, falando o que pensa e que acredita, doe a quem doer !!! Parabéns pela imparcialidade !!

  • Luiz antonio

    Caro Marlon , lhe admiro demais sou regateano mais acredito que aqui em maceio não existe um cronista com um ponto de vista lúcido sensato e sem bajulação de niniguem, continue assim deixe o mazola com a arrogância dele pra lá , aplausos pra vc o que é bom incomoda.

  • Fábio Felix

    Eu sou CRB sou fã do Mazola , mas entendo que o Marlon é muito coerente nos seus comentários já ouvi elogiar e criticar muitas vezes varios treinadores que por aqui passou . Se fosse seu amigo o conselho que te daria era , prepare-se o sucesso chegou , por isso tudo que vc fala repercute .

  • Pedro Túlio

    Fiz questão de ler o post que o Marlon falou , confesso que vi um ponto de vista respeitoso , diferente do Mazola tentou menosprezar o nosso melhor comentarista do estado. Marlon é azulino mas muito bom e imparcial , tanto que as azuletes fizeram uma nota contra ele kkkkkkk.

  • Luiz R S Filho

    Acompanho o futebol há 50 anos e não tenho a menor cerimônia em afirmar que não existe um ser normal que o viva intensamente, não torça ou não tenha preferência por um Clube. Futebol é paixão, acima de qualquer coisa. O que não significa que não se possa reconhecer méritos de adversários ou rivais por assim dizer. Eu sou daqueles que prefere os que não se escondem por trás de máscaras, sejam torcedores, sejam dirigentes ou trabalhem profissionalmente dentro e fora do campo.

  • Yan Camerino

    Parabéns Marlon!! Hoje a crônica do futebol alagoano é feita por sua maioria de “chumbetagem” . Tem um moço que cobre o crb que é de dar nojo !! Crônica precisa de mais jornalista como você, que expresse sua opinião sem tá precisando de aval de presidente e treinador pra conseguir informações em primeira mão. Esse treinador é de um arrogância gigantesca é intocável, se fosse tão não estaria em uma série B. Dá pena quando ele fala ” estou fazendo um curso na CBf com os melhores do Brasil”, grande merda …

  • Elivelthon furia

    Marlon você sabe muito bem que em Alagoas os treinadores se acham rei , você começou com sua capacidade traduzir muito bem o que se passa em campo . Demorou até para que isso acontecesse, ele leu o Blog e tentou desqualificar você , mas só aumentou sua responsabilidade com todos nós que te acompanhamos na rádio tv e blog . Sucesso sempre

  • Rafael Henrique

    Bom dia…

    Marlon, quem acompanha seu trabalho sabe da sua imparcialidade em relação a tudo e a todos, sou CRB, não sou fã do trabalho técnico de Mazola, mas, admiro sim sua personalidade. Em entrevistas anteriores, Mazola já respondeu porque hoje ele é narcisista. Concordo que Mazola falhou em te chamar de “leviano” e “irresponsável”, mas acredito que o post “Teve alguma coisa errada no discurso de Mazola” não teria surgido se não houvesse a amizade Marlon Araújo e Dado Cavalcanti.
    Marlon, admiro o seu trabalho, e principalmente a sua forma de enxergar o jogo, se um dia você voltar a ser técnico de futebol e conseguir botar em prática todo seu conhecimento teórico, você conseguirá muitos títulos e ser um grande técnico do futebol brasileiro.

  • Paulo Ricardo

    Marlon é parcial. É torcedor, e deixa sua paixão influenciar em seus comentários. O que esse rapaz fala ou escreve sempre tem o claro objetivo de desestabilizar o CRB. O que ele deseja com esse besteirol é criar intriga dentro do maior de Alagoas. Não conseguirá! Somos gigantes, e a opinião de um profissional tão baixo não surtirá qualquer dos efeitos por ele esperado.
    Aqui é Galo!

  • Marcos Pereira

    Marlon, esperar o que do sr. arrogância em pessoa? Mas, todo ser arrogante é digno de dó, pois vive na hipocrisia de se sentir o máximo. Marlon Araújo neles!!!

  • Luiz Gustavo

    Bom dia, Marlon acompanho seus cometários no rádio e blog, sempre vejo coerência em suas colocações, agora já dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. deixa esse técnico do crb pra lá. se a carapuça serviu paciência. um abraço

  • Túlio Calado

    A verdade é simples , Marlon fala sem temer o que dirigente A ou B vai se sentir criticado ou não , por isso que é o que o Povo comenta , pois fala além da versão oficial , continue assim , sou fã tenho 25 anos e vibrei ouvir vc criticar o lado azul e o lado Vermelho , com muito equilíbrio, mas com muita sabedoria . Sou seu fà

  • Fernando Murta

    Aprendi com Maquiavel que o homem precisa se posicionar e neste caso específico estou do lado do respeitável, Marlon Araújo.

  • Alberto Marrêta

    Sou admirador do trabalho não só do Marlon como de toda equipe em que ele se enquadra hoje … Respeito muito o Mazolla como profissional … Ele errou feio em comentar treinador A e B … E vou mais além dos fatos … Dado foi um dos MELHORES Treinadores que já vi passar aqui no CRB … Injusta sua saída … Tanto que o CRB voltou a vencer com o Mazolla quando ele fez o que o Dado vinha fazendo … Marlon sempre positivo em seus comentários, critou CSA CRB, não vejo panelinha como na Radio do Estado de Alagoas onde só é bom o CSA … Vejo um trabalho bem qualificado dele e dos parceiros do seu time … Simples assim.

  • ivo

    Estou cansado de ver os profissionais se supervalorizando, profissionais de todas as áreas, não importa o meio de atuação. Porque tanto mi,mi,mi? O Mazola falou o que achava, se eu vou concordar isso é outro departamento. O que não devemos é rotular um bom profissional por falar o que pensava naquele momento, possivelmente hoje não o faria, quem não tiver pecado atire a primeira pedra. Será que eu tenho que fazer um comentário e todo mundo me aplaudir? É muito cristal para um evento comum.

  • Leandro

    MARLON ARAÚJO ESSE MAZOLA JUNIOR É UM TREINADOR REJEITADO POR VÁRIOS CLUBES, TRAIU O CRB QUANDO NAO QUIZ ASSINAR A RENOVAÇÃO ALEGANDO QUE TAVA COM PROBLEMAS FAMILIAR, OK.MAIS ELE TAMBÉM JÁ TINHA UM PRÉ CONTRATO COM O VILA NOVA-GOIAS
    E FOI TRABALHAR LÁ.ISSO É TRAIÇÃO. PASSOU SOMENTE 3 MESES NO VILA LEVOU UM BELO CHUTE NO TRASEIRO,FICOU UM BOM TEMPO DESEMPREGADO, QUANDO VIU QUE NÃO ARRUMAVA MAIS EMPREGO FICOU DE OLHO NO CARGO DO DADO CAVALCANTE E FOI O QUE ACONTECEU. É NOTÓRIO QUE DIRIGENTES DO CRB TEM AMIZADE COM O MAZOLA E FOI ESTRANHO A SAIDA DO DADO POR PERDER DUAS PARTIDAS SEGUIDAS,APÓS SAÍDA DO DADO O MAZOLA JÁ ASSUMIU O LUGAR DO DADO CAVALCANTE.SINCERAMENTE, O MAZOLA JUNIOR DEVERIA SE ENVERGONHAR DE TANTAS DERROTAS E EMPATES NESSA SUA VOLTA AO CRB QUASE QUE ERA REBAIXADO. ELE PRA FALAR DE MARLON ARAÚJO, JOVEM TÉCNICO, ALAGOANO, INTELIGENTE E COM LEITURA DE JOGO COMO POUCOS TREINADORES NO FUTEBOL BRASIL TEM. MARLON SIM, QUE MERECE TREINAR UM CLUBE DA GRANDEZA DE CSA E CRB E NÃO UM MAZOLA QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS CONSTRUTIVAS. COM RELAÇÃO AO DADO CAVALCANTE FOI INJUSTIÇA DO AO SAIR DO CRB PORQUE PUXARAM O TAPETE DELE. ESSA QUE É A VERDADE NUA E CRUA.
    MARLON E DADO MERECE RESPEITO DOIS GRANDES TREINADORES JOVENS E ÉTICOS.

    OBS: NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE OJOVEM COMENTARISTA E TREINADOR MARLON ARAUJO, MAIS ACOMPANHO SEU BLOG E SEUS COMENTÁRIOS SÉRIOS,INTELIGENTES E COM UMA LEITURA DE JOGO FANTÁSTICA COMO POUCOS TEM NO RÁDIO BRASILEIRO.
    ESSA É A MINHA OPINIÃO.

  • Gerdson dos Santos

    Marlon sou regatiano e gosto muito de ouvir os seus comentários que para mim é o melhor entre os outros. Minha opinião é que você também errou em seu post quando disse que o Mazola não foi profissional ao comentar sobre a saída do Dado e do Condé ele apenas falou que a Diretoria demitiu os dois porque algo errado estava acontecendo apenas isso.

  • tyson

    Assisto seus comentários e leio suas matérias só acho errado que você escreve e explica de maneira científica e com palavras formais demais, o povão que assiste você, use palavras empírica para o povo entender. As vezes quando você fala sinto como estivesse numa aula direito constitucional ou a minha mãe que é professora de física tivesse me dando um explicação de física. Apesar do seu elevado saber use mais palavras empíricas. E e continue falando a verdade, acho que ouve entre você e o Mazola foi uma falta de comunicação. Vejo o Mazola um treinador justo que dar chances a todos e vejo dois com grande ego normal de pessoas inteligentes e prevenidas.Rancor e inimizade não constrói nada…

  • Regatiano

    Mazola júnior é um técnico meia boca,arrogante,fraco sem visão de jogo,péssima leitura de jogo e escala mal e substitui mal na troca de jogadores. Por mim como regatiano ele continuaria desempregado desde quando saiu do vila nova ninguém quis ele só o CRB que tirou o excelente dado cavalcante pra trazer de volta esse mala sem alça que por 1 pontinho quase derruba o CRB pra série C.

  • Galoooo

    Crb fez uma péssima escolha trazer e ter renovado com o mazola,agora ele renovou porque sabe se perder a boquinha no crb vai ser mais um desempregado entre os milhões de brasileiros. Respeite o marlon mazolá, você não tem 1 por cento da capacidade intelectual e técnica do marlon Araújo. Continui com sua arrogância que em breve você leva um cartão vermelho e pega reta.

  • ivo

    Discordo do regatiano.Meia boca era o elenco. O Dado, tirou leite de pedra. Quanto ao Mazola, vamos ver o que acontece, a melhor classificação da serie B foi com ele, fomos campeões em cima do CSA, com ele. Vamos aguardar o andar da carruagem. Só não vale a favor contra.

  • Regatiano

    Se o mazola fosse bom o Felipe Albuquerque diretor do vila nova não teria demitido ele que só ficou no time por 3 meses! Outra coisa, porque nenhum outro clube de série B quis o maZola ?
    Ele ficou meses a fio desempregado puxou o tapete do dado cavalcante. Falo o que a imprensa não teve coragem de falar.mazola é tão rejeitado que até time do interior de sao Paulo não contrata ele.

  • Rogerio Barboza da Silva

    Boa Tarde Marlon,

    Questionar a competência de Mazola neste momento beira a leviandade. Ele é um “jovem” treinador que possui muitas qualidades, tem uma visão moderna de futebol e faz uma leitura perfeita do jogo. Contudo, como todo ser humano tem defeitos e seus momentos de infelicidade. Acho que o CRB acertou na escolha de seu nome, pois o momento exigia alguém com seu perfil. Os três treinadores que passaram pelo CRB este ano têm os seus méritos, Condé montou um time a despeito de suas limitações dando uma cara e forma àquele grupo. Dado Cavalcante, para mim foi o mais destacado, grata surpresa, um sujeito educado e muito articulado, todavia, foi vítima desse resquício de amadorismo que as vezes aflora dos dirigentes alagoanos, que muitas vezes passam a mão por cima de jogadores irresponsáveis e descompromissados. Caro Marlon, seu comentário foi perfeito no que se refere á questão ética, foi infeliz Mazola, talvez o calor do jogo, não importa, ele errou na sua avaliação. O que você não pode Marlon, é durante seus pronunciamentos fazer ironias com as falas dele, por exemplo: vc ironizou o fato dele alegar que pretendia um time com mais saúde, tu sabes o que ele queria dizer, principalmente pelo deplorável condicionamento físico da equipe. Não entre por esse caminho, vc é brilhante e tem a minha audiência e respeito. Forte abraço.