A responsabilidade de todos! Não tem ninguém santo – Blog do Marlon
CRB perdeu para ‘o futebol de hoje’ e provando do veneno que ele oferta aos outros
Performance, confiança em alta e jogadores crescendo na hora certa

Ney da Mata e Jadson Oliveira foram demitidos após problemas acontecido no Mutange – Foto: Alysson Teixeira/Rodrigo Cortez-ASCOM CSA

 

Uma bomba programada para explodir foi acionada de maneira precipitada no CSA. O incidente que causou a demissão de toda a comissão técnica do CSA foi a gota d’água que transbordou. Não existem santos ou inocentes no processo, todos tem seus erros.

Lá trás o meia atacante Thiago Potiguar já havia exposto que o ambiente do CSA não era bom e que Ney da Mata tinha um difícil trato e uma complicada relação com o grupo.

No episódio, todos os envolvidos tem culpa: diretoria, jogadores e comissão técnica. A direção se equilibrou sobre uma linha fina no trapézio sem rede de proteção em baixo. Pagou para ver tentando administrar uma situação complicada e ficou refém do grupo.

A comissão técnica teve pouco trato para lidar com o elenco. Ney da Mata não fez questão de administrar o grupo com eficiência. O fato de girar vários capitães é uma sinalização de não construir um líder no grupo, quando internamente, o grupo construiu sua própria liderança. Se as informações que circulam que o treinador teria sido agredido, ele precisaria oficializar isso através de um boletim de ocorrência.

Por fim, grupo de jogadores é algo complicadíssimo de administrar. Tive uma experiência como treinador no próprio CSA e sei o que estou dizendo. Uma orientação passada é descumprida ou o cara diz que isso não faz e depois em outra circunstância, você vê o mesmo cidadão fazendo a função que ele se recusou a fazer quando você orientou. O incidente também aumentou a responsabilidade do grupo para chegar ao objetivo final.

Mas o mais atingido em todo o processo é a instituição CSA. No dia do seu aniversário, recebe um presente de grego deste tamanho, passa a impressão para todo o país que está sem comando ou que não conseguiu gerir uma insatisfação em um momento tão importante do clube, quando briga por atingir um outro patamar no cenário nacional.

O slogan azulino de “União e Força” mostrou-se esfacelado e isso vai precisar ser reagrupado nos dois jogos que restam para a disputa do mata-mata.

  • Sergio Limas

    Marlon, sou admirador do seu trabalho. Vejo que o CSA demorou muito para agir e afastar quem deveria, ou ainda acabar rapidamente com a faísca que provocou este incêndio em sua estrutura do futebol profissional. Nesta hora, os Dirigentes demonstram um completo amadorismo, visto que se deixou usar a Força em detrimento a União. Hoje o time que melhor usa o profissionalismo é seu arquirrival, o CRB, que tem em seus quadros bons nomes. Além disso deixou de lago picuinhas e tradições para dar um passo ao profissionalismo quando vendeu parte do seu patrimônio e aplicou em um Centro de Treinamento de excelente qualidade. Concordo com você quando o treinador não tem interesse em respeita o ser humano que está do outro lado trabalhando para o alcance do objetivo traçado. E por outro lado demonstra a total desarmonia dos envolvidos. Espero que deem a volta por cima e que vejamos mais um time Alagoano na Série B.

  • Ricardo Moura

    Perfeito, Marlon!

  • Henrique Gusmão

    Passou da hora da diretoria fazer um convite e te levar para gerir a base do CSA . Sério , não tem outro nome em Alagoas com capacidade para gestão de futebol ,estudo , agenda etc .

  • Tomaz Guarines

    Boa tarde sou CRB , mas louvo sua atitude em narrar com muita lucidez e equilíbrio todo o fato .( espero que venha o acesso )

  • karlos ferreira

    Sou csa e não gostei pq estamos na reta final de uma competição faltando 3 jogos por acesso e acontece isso poxa. Somos união e força

  • José Oliveira

    Marlon excelente sua análise, eu tinha certeza que o CSA subiria tinha o melhor trenador e o que parecia um elenco unido, é um privilégio para Alagoas se tiver dois representantes em uma série como a B ou mesmo um na A é outro na B, no Brasil muito poucos Estados tem. Mas com esse episódio fica incerteza em um momento decisivo. Time para ser grande precisa ter equilíbrio, aprendam com o galo desceu duas vezes para série C e subiu com equilíbrio e união. Certo que o galo é outro nivel, mesmo assim.

  • Waldson Santos

    Análise dos fatos muito apropriada mas adversários à parte não vejo o CRB como exeplo pis, há pouco tempo o nível de baixaria se tornou mais público que o ocorrido no CT Gustavo Paiva; uma vez que briga pessoal extra campo envolveu o mandatário do CRB com jogador. Após isto foi dito que este mesmo nunca mais vestiria a camisa do clube e o tal atleta continua com indisciplina no campo e extra campo. O futebol que perde com tais fatos.

    • Macedo

      Pelo menos o mandatário do CRB agiu no momento certo e demitiu o jogador, não ficou esperando a bomba estourar como a diretoria banana do CSA.

  • Neuton Bóia

    Lamentável o que aconteceu no CSA. Quem tá de fora acha que no Clube acontece tudo a mil maravilhas. Mas na verdade, o ambiente do futebol é cercado de vários fatores complicadores. Vaidades, interesses e outros. resta-nos como torcedor que ama a instituição CSA, torcer para que o grupo de jogadores continuem focado no projeto de acesso do azulão. Ao treinador resta apenas escalar a mesma equipe que vem jogando e ganhando. São apenas duas partidas. Avante azulão. Parabéns Marlon

  • Pedro

    Discordo do comentário!!! É preciso ter profundo conhecimento da situação pra fazer uma analise detalhada, o que não é o caso. Vejo que se a Diretória do CSA tivesse deixado o treinador ditar as normas, estaria cometendo um pegado capital, o CSA agiu certo na hora certa. Avante Azulão, rumo a série B.

    • Guarines

      Pedro a Nossa diretoria não agiu ! Ela reagiu , existe uma enorme diferença . Ouvi todas as entrevistas e concordo com o Marlon , até porque tem pessoas da imprensa que ainda tenta passar isso , diretoria acertou e etc , como o marlon colocou a instituição foi afrontada . Agora faltando 2 jogos importantes acontece isso . O Ney tem seus defeitos , schemoller , Rosinei , Dick , Leandro tiveram as oportunidades e não renderam . Daniel costa ficou muito mais dinâmico . Verdade eles estão no comando.

  • Italo

    Todos já vimos jogadores fazendo corpo mole para demitir técnico, mas neste caso os jogadores do CSA tiveram uma postura de profissionais, pois o time tem resultados bons no campeonato mesmo não gostando do técnico. A vaidade de demitir o técnico através de corpo mole não se sobrepôs ao bem maior de subir de divisão. Acredito eu que este atual elenco merece respeito. Por sua vez o técnico deve ser o líder do grupo, certamente algo que faltou ao Ney.

  • Henrique Moura

    Acho que todos tem culpa sim. Mas, ressalto que a gota d’água foi a falta de equilíbrio e liderança do técnico. A diretoria vinha lhe dando respaldo junto aos insatisfeitos do elenco, ele perdeu a cabeça e a postura de líder e profissional. Pq pedir o afastamento do Rosinei depois do acontecido, se ele mesmo disse que a relação com ele, Dick e Leandro já estava muito desgastada? A diretoria, em virtude dos resultados, tentou administrar o problema dando respaldo a ele (Ney) pra fazer as alterações que achasse necessária, e ele o fez sempre. Sempre postei nas redes sociais que na hora que a coisa apertava (como contra o Confiança) o Ney escolhia alguém pra queimar. Foi assim com Angulo, quando entrou com Marco Antônio de meia armador contra o Sampaio, foi assim com Rosinei quando, após uma bela partida contra o Remo (com Rosinei de titular), modificou o time taticamente e, após levar 2 gols em 25 minutos de jogo, o retirou ainda no primeiro tempo. Mais ainda, a satisfação dos jogadores foi tanta que a manutenção é que seria um erro atroz. É unir o grupo, dá tranquilidade ao novo técnico e ir em busca desse acesso.