Pesquisa em Alagoas, aponta Flamengo como clube de maior torcida – Blog do Marlon
Nada mudou
A sorte foi lançada: três grandes e um intruso disputam as semifinais

Um levantamento feito pela Paraná Pesquisa trouxe números preocupantes do ponto de vista mercadológico para o futebol de Alagoas.
Uma pesquisa realizada entre os dias 6 e 9 de março, ouvindo 1.500 habitantes de 46 municípios, indicou que o Flamengo é o clube com mais torcedores em Alagoas. Ao responder a pergunta espontânea (Para qual time de futebol o Sr(a) mais torce ou simpatiza) 21,4% indicaram torcer pelo rubro negro carioca. O Corinthians é o segundo com 10,2%. As três maiores forças de Alagoas aparecem na 5ª, 6ª e 7ª colocação.
O CRB é o quinto com 6,3% , o CSA vem em sexto com 4,8% e o ASA ocupa a sétima posição com 3,8%. O somatório das três grandes forças alagoanas dá um indíce de 14,9%.
O Globo atráves de um dos colunistas mais influentes, Lauro Jardim, ressaltou a pesquisa mostrando a grandeza do Flamengo. O post do referido colunistas tem como título ” A força do Flamengo”. No seu texto, ele excluí o CSA, como uma força do Estado e apimenta a rivalidade local ao textualmente dizer “O Flamengo tem mais que o dobro das preferências dos dois maiores clubes locais (CRB e ASA) somados”.
Com os dados em maõs identifiquei a ausência do CSA, indubitavelmente uma força em Alagoas e se tivesse o indíce somado aos outros dois, derrubaria que o Flamengo tem mais que o dobro da preferência dos alagoanos, contactei com o próprio instituto que me enviou a pesquisa completa e não com ‘apenas’ do dados pinçados por Lauro Jardim.
Não vou, nem quero entrar no mérito, de qual time tem mais torcedores, esta discussão é coisa de torcedor, minha preocupação é entender se a diferença dos números apresentados é uma realidade. Analisando a pesquisa como um todo, o maior índice nas respostas identifica que 27,7% não torcem para nenhum clube.
Com a ‘overdose’ de futebol que recebemos diariamente daqui a alguns anos estes números apontarão indices para Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Chelsea e Bayern de Munique, como clubes preferenciais entre os mais jovens.
Por outro lado se questionarmos a preferência pelo Flamengo também estariamos questionando o indice entre os alagoanos que poderia ampliar a vantagem do CRB ou ainda colocar o CSA como maior preferência.
Mercadologicamente falando, os números assustam do ponto de vista do negócio futebol. Como um clube alagoano buscará patrocínio com estes números? Como atingirá uma extratificação dos projetos de sócio torcedor com uma base sólida?
Os números estão postos e antes de contestá-los é necessário analisá-los, trabalharmos nestas condições e verificarmos onde está o nosso erro. Do contrário, teremos que pintar o Estádio Rei Pelé nas cores vermelho e preto e cantar Oh, Meu Mengão, eu gosto de você….

  • Jaelson Santos

    1500 habitantes não representa as torcidas de csa,crb e asa. Pesquisa ridícula, façam essa pesquisa levando em conta os sócios torcedores, tenho certeza que os números serão outros.

    • Marcelo Vanderlei

      Não me importo se torcem mais pelo Flamengo que por CSA e CRB ,até respeito a opção , mas desde pequeno aprendi a amar e torcer pelo CRB. Nós, alagoanos, somos culpados porque não valorizamos nossos times e profissionais da comunicação , só o que é de fora é considerado bom. Continuarei torcendo pelo meu único time , o CRB , famoso Galo da Praia. Uma vez Galo, sempre Galo.

    • sergio

      verdade

    • jaime

      Torcida é aquela q vau para o estadio torcer e fica nitido q o csa é o time de massa desse estado ano passado colocamos 84.000 ( cerca de metade de todo campeonato alagoano q teve 160.000 torcedores) enquanto o maior rival colocou 44.000…. fomos o clube q colocou mais torcedor no estadio na serie d

  • Nivaldo

    Sem quaisquer dúvida,o azulão é o maior de Alagoas e torcida e títulos, aí depois vem o resto.

    • Nadson Leite

      KKKKK. Já é a terceira pesquisa que mostra que o CRB tem a Maior Torcida de Alagoas entre os clubes do Estado e os azulinos ficam com esse mimimi. Reconheçam que o CSA perdeu torcedores e hoje o Galo é o maior! Dói menos!

    • João Mendes

      Em todas as pesquisas realizadas, nos últimos anos (umas 4 pesquisas), o CRB aparece como a maior torcida de Alagoas. Isso é incontestável o resto é lenda.

    • João Victor

      Não é isso que a pesquisa diz .

  • roberval

    manda o link da pesquisa

  • Alagoano Realista

    Realmente preocupante, pesquisa não serve pra comprar CSA, CRB e ASA, porque a grande maioria torce pra dois times, então muitos que responderam “Flamengo” também são CSA, CRB ou ASA, a diferença é se responderam o time 1 ou 2. Como o estadual de Alagoas está sendo transmitido no lugar o Carioca na TV aberta, acredito que os clubes Alagoanos devam crescer em divulgação e preferência nos próximos anos, porém ao mesmo tempo os times europeus nas tardes da TV aberta devem conquistar novos torcedores Alagoanos.

  • Eriberto Moura

    Sempre tenho minhas ressalvas com pesquisas principalmente sobre a paixão do “torcer”. Minha geração (tenho 51 anos de idade) em sua grande maioria torce para dois clubes. Um local de Alagoas e outro do Rio (em sua maior parte) ou de São Paulo. Uma pesquisa deve considerar singularidades da região, da cidade, do município. Essa pergunta que foi feita cabe no sudeste (rio e São Paulo por exemplo). Aqui temos uma característica de termos sido “colonizados” influenciados pelo “sul-maravilha”. O resultado de uma pesquisa sempre vai”pender” de acordo com a formatação da pergunta. A pergunta correta seria “composta”: Qual time que o senhor/senhora torce em Alagoas? Qual time que o senhor/senhora torce fora de Alagoas/nacionalmente? Assim teremos um resultado fidedigno.

  • santos

    Sem dúvida, Nivaldo, o maior em rebaixamento.

  • Wallison

    VIVA SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO!!! VIVA AO FUTEBOL DO NORDESTE!!!

  • Silvio

    Pesquisa mentirosa Alagoas tem 3 milhões de Hab e 102 municípios, e nunca fui ouvido por essas pesquisas e não conheço ninguém que foi.

  • João Mendes

    A pesquisa acertou: O CRB tem a maior torcida dentre os clubes alagoanos e, infelizmente, o nosso Estado está repleto de torcedores “mistos” ou torcedores “cariocas” e “paulistas”. Reflete a falta de cultura e personalidade de muitos alagoanos, que são influenciados pela mídia.

  • 100% ALAGOANO

    Isso é uma VERGONHA, VERGONHA e VERGONHA, aí os paulistas cariocas e sulista ficam gozando com a nossa cara, torcedor Alagoano tomem vergonha e valorizem mais os nossos times cambada de alienado pela GLOBO.

  • Carlos

    Kkkkk já dizia um amigo meu, um azulino de verdade jamais discute qual é a maior torcida com regatiano..

    Saudações azulinas

  • Ricardo Moura

    Caro Marlon,

    Parabéns pela abordagem inteligente sobre o aspecto mercadológico a partir dos índices apresentados pela pesquisa.
    Como torcedor azulino, tenho uma preocupação particular quanto ao atual momento do CSA. O que será do clube após o final da gestão do RT? Existe a preocupação da atual diretoria de tentar criar receitas perenes? Por que o sócio torcedor não cresce mesmo com o calendario conquistado? O clube tem condições de permanecer na C ou numa hipotética Série B considerando suas receitas e as cotas ofertadas? Qual a política de contratações adotada? As categorias de base têm sido objeto de avaliação quanto aos resultados alcançados e a metodologia de trabalho?
    Na gestão do então presidente Roberto Mendes houve a preocupação de elaborarmos o planejamento estratégico do CSA. Sem dúvida alguma foi um marco, porém não houve tempo hábil para concluí-lo.
    Recomendo ao amigo a leitura do Estatuto do clube (http://www.centrosportivoalagoano.com/estatuto_csa.pdf) que foi alterado recentemente. Indubitavelmente, um dos mais modernos e democráticos de uma agremiação esportiva no Brasil.
    Apenas trazendo mais um dado, cerca de 60% dos sócios torcedores do CSA ganham até dois salários mínimos.
    É avaliar os dados da pesquisa e definir estratégias a partir do cenário posto.

  • Rodrigo

    CRB >>>>>> csa

  • Abrahão Lincoln

    Bom dia, Marlon.

    Na minha opinião, não concordo como o cidadão nascido em Alagoas, tenha preferência por times de outros Estados. Também não concordo, torcer por time 1 ou 2.
    A pesquisa preocupa em termos de marketing, mas, sabemos que o CRB é o time de maior torcedor no Estado de Alagoas, pois, vem crescendo a cada ano.

  • Pinheiro

    O CRB aparece em quinto 6.3 e o CSA em sexto COM 4.8, então se confirma que a maior torcida dos times alagoanos é a do CRB?

  • Luiz Belo

    Ainda que essa pesquisa tenha sido realizada dentro dos padrões de legalidade,coisa que duvido, o resultado não implica que o CSA seja o segundo colocado na preferência dos alagoanos. Motivo, existe a grande possibilidade de a torcida de os pesquisados terem externados a preferência pelo Flamengo dentre os clubes de um modo geral, mas a sua preferência entre os clubes locais poderá ser do CSA, logo não é conclusiva. Ademais, não reconhecer o poderio do CSA, pelo menos em Alagoas é achincalhar com a massa azulina, e esta merece respeito.
    Finalmente,pode-se concluir que essa pesquisa pode ter sido realizada não por torcedor flamenguista, mas por profissional a serviço do Flamengo. Não seja surpresa nos próximos dias uma campanha publicitária do Flamengo. Agora, olhando para o nosso umbigo, há de se afirmar:como os alagoanos precisam ter um pouco de amor a sua terra!

  • Antonio

    Consequência de décadas onde várias gerações de alagoanos foram obrigados a assistir jogos de times de São Paulo e Rio. Absurdo

  • Alves

    A vida do regatiano é achar que é o maior. As médias de público de vocês são uma vergonha, para torcedores que tanto falam da série B. Essa pesquisa não diz nada, 1.500 entrevistados não representam uma totalidade. Todos sabemos que a torcida do CSA é maioria em todos os bairros da periferia de Maceió. CSA é o TIME DO POVO! O único time do Nordeste a participar de um final Sul-Americana. Continuem sonhando, mas aceitem a realidade.

  • Carlão

    Vindo de um instituto de pesquisa “renomado” como esse, a credibilidade e fidedgnidade da mesma é menor que 0 (zero).

  • José Oliveira

    Existe uma cultura da população Alagoana de torcer pelas equipes do Rio de Janeiro e São Paulo, influenciado pela mídia e a imprensa importada do Rio e São Paulo, sou Regateano tenho residência fixa em Arapiraca-AL e São Paulo, moro na Zona Leste perto do estádio do Corinthians em nove anos quantas vezes fui ao Pacaembu?
    uma vez no jogo Corinthians 3×2 CRB em 2008, ao estádio e jogo do Corinthians apenas uma vez para conhecer por dentro porque por fora passo na frente do estádio quase todos os dias quando estou em São Paulo, metrô Itaquera fica na frente do estádio, amigos tenho vários Corinthianos, Palmeirense, São Paulinos e Santistas eles me chamam direto aos jogos das equipes deles, não tenho o menor interesse, sabe porque? porque meu time é o CRB,vemos pessoas que nunca foram ao Maracanã ou Morumbi, Itaquera etc, influenciado pela mídia são torcedores doentes dessas equipes, não sabe elas que são altamente discriminadas vistas como pessoas burras pelos torcedores desses Estados. Meus amigos me respeitam, sabe porque?
    dou valor em primeiro lugar a cultura e o futebol do meu estado Alagoas, chego a defender CSA e ASA das críticas deles quando acontece. CRB sempre rumo ao tri maior torcida de Alagoas.

  • Jr. Malafaia

    Consequência da lavagem cerebral que a globo fez e continua fazendo no país.
    Sou CRB desde que morava no saco do meu pai. Nunca torci pra outro clube. Prefiro ver um amigo torcendo pro csa do que pra time de fora. Aliás, convenci 2 amigos, um corintiano e outro vascaíno, porém, ambos azulinos, à voltarem a frequentar o Trapichão e os jogos do csa. Tive sucesso! Praticamente não falam mais desses clubes, acompanham o csa em tudo quanto é rede social e ainda se tornaram sócios do clube.
    Um colega de trabalho que se dizia regatiano, mas tinha mais de 20 anos que não ia ao Trapichão, agora é sócio e vai comigo aos jogos.
    Alguém comentou lá em cima que o resultado da pesquisa não era​ preocupante, mas eu discordo, pois os clubes de Alagoas devem ser o único clube no coração dos alagoanos. Ou pelo menos, o primeiro.
    Na minha modesta opinião, quem torce pra time de fora não é torcedor, e sim, telespectador!
    Torcedor é o que vai ao estádio e não quem fica no sofá olhando pra TV

  • Nedson

    È só procurar no YouTube jogos de clubes da casa contra os de fora e ver qual a maior.sempre o casa e crb tem mais torcedores em jogos.que bosta de pesquisa heim.

  • Ricardo

    Sempre a maior torcida vai ser a do CSA união e força , só é olhar a última final que foi de torcida única o CRB colocou 11 mil ,o CSA 20 mil somos a maior e mais apaixonada torcida de Alagoas .

  • zelao

    flamengo tem a maior torcida do mundo,nâo só em alagoas mais em todo brasil.isso é fato…..

  • RENALDO VASCO

    mentira danada, a maior torcida de alagoas é emsmo a do VASCÃO QUERIDÃO

  • Miguel RJ

    *Corinthians