Vitória da qualidade e da análise precisa – Blog do Marlon
Com ASA e Murici, Alagoas respira na Copa do Brasil; CRB e CSA caem e estão fora
Expectativa em alta para clássico que vai mexer com o Nordeste
Sem o encaixe de marcação d CSA, CRB cria superioridade numérica e acaba em vantagem no corredor esquerdo ofensivo com Diego, Mota e Maílson

Sem o encaixe de marcação d CSA, CRB cria superioridade numérica e acaba em vantagem no corredor esquerdo ofensivo com Diego, Mota e Maílson

 

Nem só do futebol praticado em campo se obtém um grande resultado. O CRB venceu o CSA por 2 a 1 pela Copa do Nordeste com uma atuação muito superior no primeiro tempo, mas essencialmente na estratégia de jogo proposta e em uma melhor leitura do analista de desempenho do Galo.

Léo Condé conhecia os pontos fortes do CSA e conseguiu anular os mesmos. No CSA parecia que Canindé não conhecia o atacante Maílson, por exemplo. O jogo teve tempos bem distintos, com o CRB muito superior no 1º tempo e com o CSA superior no tempo final, com mais volume de jogo, mas sem a superioridade gritante que o Galo teve no tempo inicial.

Claro que tivemos discussões sobre arbitragem e estas discussões foram prejudiciais ao CSA, principalmente no 1º gol quando havia um impedimento no lance, mas o erro de arbitragem faz parte do futebol.

O jogo tático

CRB trouxe um posicionamento clássico. Condé optou por fazer uma saída de bola em linha de 3, com o volante Adriano entre os zagueiros. Sendo assim, dobrava o corredor esquerdo, com Diego na 2ª linha que possuía 4 jogadores (Diego, Yuri, Sérgio Mota e Marcos Martins) e ainda a 3ª linha com três jogadores proporcionando amplitude e profundidade.

O CSA veio com um homem referência (Daniel Cruz 9) e com Alex Henrique (10) muito próximo dele, fato que em determinado momento, fazia os dois ocuparem o mesmo espaço. Cleyton, Everton Heleno e Denilson não conseguiam encaixar marcação no corredor direito da defesa do CSA. Sem o encaixe na marcação, o CRB construiu a vitória com os meias Sérgio Mota e Danilo Pires sempre nas costas dos volantes azulinos e com Maílson, na individualidade, levando vantagem sobre a marcação.

Mesmo quando o CSA corrigiu seu posicionamento e criou um pouco mais de volume de jogo, ainda no primeiro tempo, o CRB era incisivo, objetivo, fez dois gols e poderia, pelo menos, ter feito mais um.

No segundo tempo, Canindé deu amplitude para o CSA. Centralizou Alex Henrique e abriu Thiago Potiguar na direita e Daniel Cruz na esquerda. Na direita, Potiguar criou a diferença para o CSA. No entanto no corredor esquerdo, Diego não permitiu que o CSA se criasse, mesmo com três homens diferentes passando pelo setor (Cleyton, Daniel Cruz e Kelvin).

O CSA conseguiu volume, ganhava a 2ª bola, tinha posse de bola, chegou até a o gol, mas não teve a mesma diferença em termos de superioridade que apresentou o CRB no primeiro tempo.

Danilo Pires (8 CRB) foi o craque do jogo. Emerson Luis Sobral e seus assistentes tiveram apenas uma atuação nota 5, erraram no primeiro gol e tiveram influência no resultado do jogo.

  • José Carlos Maradona

    Vitória da competência,de quem estuda futebol como o técnico do CRB demonstrou claramente.E parabenizo os atletas também,principalmente pela disciplina tática.

  • Torcedor neutro

    É uma pena que alguns poucos tentam desmerecer determinados lances. A emissora de TV que transmitiu ontem CRB 2×1 CSA, disse que o 1o. gol do CRB foi em impedimento e que o Gabriel deu o passe para o Danilo Pires que estava adiantado. Isso não é verdade, o Gabriel cabeceia para o centro da área olhando para frente e aí a bola toca no Panda e sobra para o Danilo, consequentemente não caracteriza impedimento.

    • Giancarllo Malafaia

      Amigo, com todo respeito a sua opinião. Mas dei uma olhada novamente no lance e não vejo a bola raspar no Panda e se considerarmos que raspou ou desviou nele, isso não tira o impedimento. Uma vez que a bola já foi tocada antes por um jogador do mesmo time e o jogador da frente esteja em condição irregular, pode raspar ou bater em algum adversário que não tira o impedimento. Marlon como um estudioso do futebol pode confirmar a informação. Sou regatiano, nossa vitória foi brilhante, poderia ter sido muito mais, mas o nosso gol foi irregular.

  • Abrahão Lincoln

    Parabéns ao treinador competente Léo Condé, pois deu uma aula de futebol ao antipático Oliveira Canidé, jogo se ganha nas quatro linhas. Parabéns aos atletas do maior de Alagoas – CRB, pelo empenho e garra.
    Parabéns ao torcedor regatiano.

    Abrahão Pai do DAVI.

  • Alberto M. Marrêta

    Sempre achei o time do csa previsível … Todo mundo já sabe quem e como joga … O goleiro é fraco, o lateral direito é volante, o miolo da zaga lenta, meio campo de velocidade e não sabe criar e o ataque é pra matar o torcedor do coração … 15 dias de treino vai deixar o CRB bastante competitivo … Ainda em entrosamento … Gostei do Yuri e do Mailson … Pode melhorar bastante.

  • Fernando

    Análise precisa. Por isso sou fã do seu trabalho Marlon. Sem dúvida alguma o melhor comentarista esportivo de Alagoas. Parabéns !!!

  • Carlos Eduardo

    Marlon, até quando o Canindé vai ficar inventando moda em clássicos?? Nos dois jogos do ano passado que fomos superiores ao rival, goleando em um deles, o CSA jogou seu feijão com arroz, sem invenção, sem táticas malucas… Pra completar a fraca partida de ontem tivemos uma tarde péssima, pra não dizer outra coisa desse juizinho fraco de PE. Mas vamos pra frente q tem mto campeonato ainda… Abraço.

  • José Oliveira

    Parabéns Marlon pela sua análise, CRB começa a desenvolver bem seu futebol, mesmo diante do CSA com mais conjunto CRB mostrou para quer veio esse ano, lamentável a cobertura da Rede Globo no programa Fantástico e não mostrar os gols da partida no programa gols do fantástico, mas não tem problema a Globo que adora mostrar notícias ruins de Alagoas quando é brigas, corrupção etc, vai ter que nos engolir e mostrar muitos gols e jogos futuro, porque CRB e CSA vão se classificar na Copa do Brasil e Copa do Nordeste e um deles espero que seja o Galo vai ser campeão do Nordeste e avançar bem na Copa do Brasil, vamos lá galo enfrentar mais um desafio e mostrar ao Autos quem é o maior de Alagoas e do Nordeste.Uma boa semana a todos Regateanos e Azulinos.

  • MANOEL ANTONIO DA SILVA

    Cada cometário, que nem acredito ser de pessoas sensatas. Erros de arbitragem fazer parte, mas se entende que não é para ser, considerando que se aplica tudo o que for possível ára se evitar esses erros. Principalmente o erro gritante de ontem, tarde e noite no Rei Pelé. Com um gol daqueles em um clássico desmonta-se qualquer sistema de jogo de um time de futebol. Muito infeliz foi o erro da arbitragem e dos comentários. Não ví um CRB com esse estrelismo todo que os comentários falam. Talvez por eu ter assistido na TV fiquei sem o brilhantismo que quem foi ao jogo viu.

  • um ALAGOANO

    Realmente Marlon o CRB mostrou que quando tiver um condicionamento físico de primeira a qualidade do time vai aparecer, a velocidade das jogadas com a qualidade dos jogadores nos deixou esperançosos, chegamos bem melhores que o ano passado, nem se compara e a prova do time será contra o ABC lá em Natal, estou confiante.

  • MANOEL ANTONIO DA SILVA

    Se foi visto tanta qualidade e brilhantismo no time do CRB o placar não mostrou tudo isso não. 2 X 1 com um gol de erro gritante do auxiliar um primeiro tempo horroroso do time do CSA. Senhores eu vi o jogo na TV, talvez quem foi ao campo viu um jogo diferente do que a TV estava mostrando e foi eese que eu ví. Se o CRB fosse o Time que os comentários estão dizendo o Placar ser uns 4 X 0 ou mais.

  • Joseval

    Boa Tarde Marlon, eu em um comentário ano passado, já tinha alertado sobre a condição física do CRB, é lamentável que ninguém da direção não veja isso, esse rapaz (preparador físico) é muito fraco ou clube muda ou vamos sofrer mais um ano sempre caindo de rendimento no tempo final e tomando gols nos finais de partida, menos mal que o esse time tem uma média de idade mais baixa que o time do ano passado, gostei do que vi no primeiro tempo.

  • ANTONIO MARTINS

    Faltou colocar o bandeirinha no seu esquema tático.

  • Horácio Rafael

    Prezado Marlon, não consigo entender poque Danilo Pires foi o craque do jogo, na minha ótica foi o jogador que mais prejudicou o CRB, pois nem marcava e nem criava nada,estava sem saber nem como como se colocar em campo,totalmente perdido.Não é pelo gol ou a jogada do 2º gol que faz com que um jogador deva ser considerado o melhor da partida, o jogo é jogado em noventa minutos sem os acréscimos.Pode-se até dizer que ele fez duas jogadas, o 1º gol e a jogada do 2º, mas, dai a ser o melhor jogador em campo é muita é muita água a rolar.Na minha visão o melhor foi o Mailson,provou que joga muito e que o CRB depende dele, pois quando cansou o galo caiu de produção.Aliás, o CRB só tem ele no ataque,pois Neto Baiano não consegue dominar uma bola.Também não gostei do meio campo, marcou muito mal e deu muitos espaços para o CSA ficar tocando bola na sua intermediária, proporcionando chutes de longa distância e jogadas perigosas.

    • Marlon Araújo

      Grande amigo Horácio ! Eu o escolhi pois a entrada do Danilo foi fundamental para o plano de jogo do CRB , foi taticamente perfeito , o que o amigo falava de não achar o espaço dele é que ele fez função de conter avanço dos laterais e como o Sérgio mota ocupava a faixa da esquerda o Meia Danilo centralizava , fez um gol e iniciou uma bela jogada do segundo . Eu gostei demais nem parecia estreia. Obrigado por interagir conosco .

  • José Uriel da Silva

    No esquema acima mostra claramente o posicionamento do lado esquerdo do CRB na minha visão de jogo técnico do CSA deveria recuar o A Henrique para fechar o lado direito do meio campo deixando só o Clayton e Daniel Cruz na frente esperou o primeiro terminar para consertar. Entrou com o time errado ou entra com Thiago Potiguar enfiado na ponta esquerda tira A Henrique e puxa Didira mas pro meio e Everton Heleno vai cobrir a lado direito fechando a ligação Diego e Mailson do CRB.

  • ivo

    Esse foi apenas o cartão de visitas , aguardem…

  • Marcus Henrique Feitosa Correia

    E pro csa faltou futebol pra ao menos empatar a partida…kkkkkk
    2×1 foi uma derrota pro galo, pois o futebol apresentado merecia uns 3×0 fácil.
    #VOUSERTRI

    • Luiz R S Filho

      Quanto ao jogo……não há o que contestar pois o CRB foi melhor taticamente se aproveitou inteligentemente da apatia do CSA….que facilitou muito pro adversário que por sua vez não soube aproveitar melhor até.
      Agora com relação ao resultado final (placar) da partida….aí houve a interferência da arbitragem (do auxiliar de linha) em não assinalar impedimento claro no lance que redundou no 1º gol regateano….
      Isso não é chôro…é fato..é constatação…só não aceita que não quiser.
      Tenho certeza absoluta que se fôsse ao contrário (CSA beneficiado com esse lance)…..a reclamação também ocorreria.

  • Valmir Carvalho

    Um gol irregular no início de um clássico faz toda a diferença. O CSA precisa de regularidade, se tivesse jogado 70℅ do que jogou contra o ABC, teria obtido melhor resultado. O CSA dará o troco no jogo de volta.

  • W SILVA

    Comentário como esse do Sr. Vinicius Junior nem deveria ser divulgado. Certamente, deve tratar-se daquele tipo de torcedor que não importa como o seu time ganhe, se com gol de impedimento, bola que não entra etc. Enfim, acho que vossa senhoria (minúsculo mesmo), já que está tão contente, sinta-se parabenizado pelo presente da arbitragem. Será que quando o contrário ocorrer, você terá a mesma postura? Ou bradará aos quatro ventos que o grande galo foi roubado? Não são somente os nossos políticos que agem e compactuam com a ilicitude e ainda se vangloriam dela. Lembre-se: esse tipo de prêmio é uma via de mão dupla.

  • Andrei César

    Agora estão todos revoltados com o erro da arbitragem né?
    Não precisa ir muito longe,é so mudar o campeonato,quem foi beneficiado recentemente com um gol irregular mesmo??
    Erros de arbitragem acontecem toda hora,faz parte de um futebol que pra ser justo, deveria aderir ao auxilio da tecnologia.
    Crb foi muito superior,jogou com inteligencia.Mereceu o resultado e muito!

  • DIMAS MONTEIRO

    Caro Marlon,
    Primeiramente gostaria de parabeniliza-lo pela nova jornada no “comando” do Batalhão do simbolo do “Raio”.
    Quanto aos comentários que li hoje no seu Blog, vejo que alguns dos colegas comentam com “emoção” e outros comentam com “Razão”. isso gera um conflito de opniões errôneas. Antes de tudo temos que entender que o que vale mesmo é a RAZÃO.

    Sds,

    Dimas Monteiro

  • charles rocha

    Realmente o CRB quando chega o segundo tempo cansa,temos que mudar esse preparador físico,pois isso vem desde o ano passado.