Números mostram porque Diego é o nome do CRB na Série B – Blog do Marlon
CRB bem, CSA líder com apagão, ASA esperado e Murici complicando-se
Números que mostram os caminhos do CRB na Série B
Estatísticas mostram que Diego é a principal peça do CRB na Série B

Estatísticas mostram que Diego é a principal peça do CRB na Série B

A análise dos números é algo frio e impessoal. Ao analisar os números coletivos e individuais do CRB na Série B, observa-se que a avaliação dos dados relativos a princípios de jogo está diretamente ligada ao que time apresenta em campo.

Começamos a análise pelo fundamento base do futebol: passe. No fundamento ‘troca de passes certos’ o CRB é o penúltimo colocado com 3032 passes certos. Em compensação no critério ‘passes errados’, o Galo é o que menos erra: são apenas 430 passes.Entendo que o CRB tem como característica moderna poucas trocas de passe até a finalização .

Outro fundamento a ser observado são as finalizações. Neste item, o Galo é o 5º colocado com 72 finalizações certas. Luidy, Dakson e Gérson Magrão são os jogadores que mais finalizaram certo no CRB com 9 cada uma. Já Lúcio Maranhão tem sete finalizações e vem logo a seguir.

Ainda sobre o aspecto de finalizações, o volante Matheus Galdezani é o que mais erra finalizações na Série B com 15 finalizações erradas. Este dado pode ser usado para o treinamento do jogador, onde a busca pela finalização,precisa ser aperfeiçoada.

Em três fundamentos, o destaque é Diego. Ele é o maior garçom da equipe com três assistências para gol, Magrão e Eder vem a seguir com duas cada um. O lateral fez 19 assistências para finalização , o 1º do CRB é Dakson com 22 e Magrão 16 Luidy fez 14. Por ser o jogador que mais se apresenta e mais cruza ele é o 6º atleta na competição em cruzamentos certos 18, Diego também erra bastante e já errou 58 cruzamentos.

Especificamente analisando estes dados, observa-se a importância do lateral (ou meia?) Diego. Não é comum que um lateral seja o homem mais incisivo da equipe no aspecto do passe para o gol. Diego é fundamental neste aspecto.

O torcedor precisará sair da emoção, da paixão e usar a razão. Lembro que após o pênalti perdido contra o Vasco, alguns torcedores chegaram a pedir a dispensa do jogador, fato este que estaria retirando da equipe o jogador mais importante e eficiente do CRB na competição.

Quando o assunto é desarme, vem à tona o nome de Olívio. Mas o grande ‘ladrão de bolas” no Galo é Mathues Galdezani com 37 bolas robadas. Olívio vem a seguir com 35. Lance curioso também é em relação ao goleiro Juliano. O CRB tem uma das piores defesas da Série B, mas Juliano lidera as estatísticas de defesa/bloqueio com 46 intervenções.

Mapeado os números, algumas conclusões podem ser tiradas. Diego é o jogador mais efetivo da equipe, mas também é no seu corredor que o CRB mais toma sufoco. Contra o Paraná – por falta de recomposição de Assisinho -, foi pelo lado do lateral que o Paraná conseguiu o gol e o pênalti. Contra o Goiás também aconteceu pelo lado esquerdo. Em algum momento, Mazola precisará dar um ‘refresco’ para o jogador. Ele apresenta números impressionantes de jogos na temporada e vai dar sinais disto em breve.

Galdezani também tem uma importância gigantesca na equipe, pois é o volante mais moderno que o CRB possuí, com contenção, transição e até mesmo finalizações. Com tempo para treinar, Mazola deverá se debruçar sobre estes – e, outros – números para ‘dirigir’ o treinamento as situações coletivas e individuais, onde o CRB apresenta deficiências.

Cada dia mais a estatística, a leitura dos números do jogo servem de combustível para os técnicos montarem estratégias e desenharem o seu trabalho em cima do mapeamento numérico, seja ele coletivo ou individual.

  • Marcus Henrique Feitosa Correia

    Muito boa sua análise Marlon, até pq faz justiça ao Diego, criticado ultimamente, msm sendo o jogador mais regular do CRB em 2016. Tbm mostra a importância de Galdezani que desde janeiro mostrou qualidade, mas por conta de alguns jogos tbm foi crucificado. Quanto ao torcedor do CRB usar a razão é difícil viu, pois a maioria parece que não entende de futebol, só sabe vaiar sem avaliar momento e situação de cada jogador.

  • José Oliveira

    Todo torcedor critica, ele entende mesmo é de vitoria, se vencer tudo bem, o time pode jogar o melhor futebol do mundo se perder ele critica mesmo, todo torcedor seja CRB, VASCO, Flamengo, Corinthians de todas equipes são assim. Sua analise do Diego é correta, mais ha de concordar que ele quanto o Bocão tem errados muitos cruzamentos, principalmente o Bocão,talvés precise descansar um pouco, maratona deles tem sido grande desde o inicio do ano, o CRB precisa ter alternativas a altura para ambos, se bem o CRB tinha um lateral muito bom da base no inicio do ano tinha saído por contusão, kd ele?

  • José Oliveira

    Com relação ao jogo contra o Náutico, me parece que o CRB nunca venceu o Náutico em Recife, as vitórias do CRB foram todas em Maceió. Atualmente o CRB vem jogando bem melhor que o Náutico, se colocar a bola no chão e fizer o jogo coletivo que tem feito a diferença, o CRB tem todas as condições de vencer, quebrar o tabu e continuar no G4. É só querer.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Pois bem,o CRB poderia jogar com três zagueiros pra liberar os alas pra apoiar.Neste caso,o Audalio seria o terceiro zagueiro,pois o mesmo faz muito bem essa função.Os volantes teriam mais liberdade no apoio dos meias e o galo jogando assim faria uma marcação alta dificultando a equipe adversária principalmente,jogando fora de casa como nesse jogo contra o náutico que tem uma equipe de muita velocidade.Na frente,os meias Magrão e Luydi com Zé Carlos como homem de referência.Assim,o galo jogaria com:Juliano,Marcos Martins,Diego,Adalberto,Audalio e Diego,Olívio e Galdezani,Magrão,Luydi e Zé Carlos.Seria uma opção.

  • Marcus Henrique Feitosa Correia

    Não, tem muitas torcidas que apoiam o clube na dificuldade, a torcida do CRB é muito negativa, pois poucos vão pro estádio (incluindo a mim), e quando os modinhas vão é apenas pra reclamar e pertubar, ou seja, a maioria da torcida não sabe valorizar o clube que tem!!!

  • CAMS

    Muito bem sua análise Marlon, pois pra mim o Diego é o melhor jogador de apoio do CRB atualmente, pois quem deveria sair do time é esse treinador que tá levando sorte. O Eder está aí e ele não coloca o rapaz pra jogar.

  • um ALAGOANO

    Acho que do jeito que a torcida cobra do time, o torcedor deve se cobrar também dando tranquilidade aos jogdores, geralmente a ansiedade do time deve-se a cobrança excessiva dos torcedores e eles não enxergam isso e atrapalham em vez de ajudar.