Vitória do CRB importante com decisiva percepção de Mazola – Blog do Marlon
O novo que nasceu velho
365
Setor direito do Crb participou pouco ofensivamente na 1ªetapa, bem como Danilo Bueno e Canēte com atuações discretas - Ilustração: Marlon Araújo - Tatical Pad

Setor direito do Crb participou pouco ofensivamente na 1ªetapa, bem como Danilo Bueno e Canēte com atuações discretas – Ilustração: Marlon Araújo – Tatical Pad

O CRB venceu o Náutico por 1 a 0 com um gol marcado por Zé Carlos. A vitória foi importantíssima. Tenho aqui criticado alguns posicionamentos e algumas escolhas do técnico Mazola Junior, mas preciso dizer que a vitória do CRB teve muito a ver com a excelente leitura do técnico regatiano.

O time não funcionava com Danilo Bueno e Marcelo Cañete nas funções que iniciaram a partida. No segundo tempo, Mazola inverteu colocando Bueno pelo lado esquerdo e Cañete centralizado. Isso mudou o CRB. Além disto, a entrada de Clebinho no lugar de Wellington Saci deixou o time com mais qualidade e mais agressivo.

A ousadia do técnico do CRB privilegiou a ofensividade do time. O CRB passou a ter apenas um volante de origem, mas com uma ótima saída de bola, pois a jogada começava dos pés de Olívio e Danilo Bueno. Isso foi decisivo para vitória do Galo.

Zé Carlos mais uma vez foi decisivo. Foi o autor do gol e incomodou muito a defesa do Náutico. Considerando os desfalques do time pernambucano, o desempenho do Náutico ficou muito aquém do que já havia sido mostrado na Série B. Fica a impressão que o time pernambucano pode ter chegado ao limite e que a partir de agora pode começar a cair.

O CRB sofreu uma certa pressão, mas também pressionou o time pernambucano e parece que vai conseguindo encontrar um equilíbrio na formação da equipe.

O jogo tático

Náutico bem compactado e CRB insistia em afunilar o jogo pelo corredor central - Ilustração: Marlon Araújo - Tatical Pad

Náutico bem compactado e CRB insistia em afunilar o jogo pelo corredor central – Ilustração: Marlon Araújo – Tatical Pad

A primeira etapa começou com as equipes errando diversos passes, o que dificultava as ações ofensivas. O CRB afunilava o jogo pelo corredor central e encontrava um Náutico compactado defensivamente e o jogo seguiu morno com pouca emoção.

Os jogadores responsáveis pelo setor de criação do Galo , Canete e Danilo Bueno participavam de forma discreta das ações ofensivas , CRB não utilizava os lados do campo . As únicas chances criadas foram aos 25, Douglas cruzou da esquerda e Audálio desviou e por pouco não marcou contra. O goleiro Juliano fez grande defesa. E aos 40, Danilo Bueno tabelou com Zé Carlos e apareceu na frente, mas foi abafado por Júlio César.

No segundo tempo, Mazola Jr voltou sem alteração , mas modificou o posicionamento da linha de 3 Canete 8 voltou centralizado e D Bueno 10 pela esquerda e Ricardinho11na direita , logo se via um CRB diferente e muito incisivo !

o Modelo utilizado 4-1(Olívio) - 4 - 1 , Canēte com liberdade pelo centro com diagonal para direita - Ilustração: Marlon Araújo - TaticalPad

o Modelo utilizado 4-1(Olívio) – 4 – 1 , Canēte com liberdade pelo centro com diagonal para direita – Ilustração: Marlon Araújo – TaticalPad

O Náutico atacou com perigo aos 11, em contra-ataque. Douglas fez assistência para Patrick Vieira, o rei do desarme , Olívio chegou impedindo a finalização do time pernambucano . Em sequência Mazola Jr resolveu tirar o atleta W.Saci 7 e fez um modelo tático interessante de posse de bola o Crb ficava no 4-1-4-1 , sem posse o Danilo bueno fazia um posicionamento de 2º volante , e desse momento em diante foi um massacre ofensivo do regatas, aos 13, Clebinho chutou forte e Júlio César defendeu , Mas aos 14, após fazer jogada pelo lado do campo o meia Cañete, fez assistência e Zé Carlos tentou de letra, mas a bola foi travada. No rebote, Zé do Gol cabeceou para as redes, e explodia o Rei Pelé.

O CRB ainda esteve perto de ampliar aos 23, com Clebinho e Zé Carlos, mas o goleiro timbu defendeu em sequência. Aos 45, Hiltinho ainda teve uma oportunidade de empatar, mas furou o chute livre dentro da área.

Considerei o meia atacante Cañete como o craque da partida. O árbitro do Distrito Federal Rodrigp Raposo teve uma arbitragem fraca, vacilante e confusa. Dei nota 4,5.

  • Daniel Benevides

    Excelente análise!! Parabéns Marlon!!

  • João Henrique Campos

    Bela análise. Clebinho deu uma nova cara no segundo tempo e Saci ainda não mostrou pra que veio. Arbitragem fraquíssima.

  • Malafaia Jr.

    Não tem com o Clebinho não ser titular nesse time. Além do mais, percebe-se que ele tem identificação com o clube e com a torcida. Mesmo numa situação onde sua técnica não resolva, a alegria de estar vestindo o Manto pode fazê-lo ser decisivo, com assistências e gols.