A evolução pouco percebida – Blog do Marlon
E ai produção! Pode isso?
Faltou o gol mas Nedo segue criando alternativas
Novo modelo de jogo do CRB: pouco tempo de implementação, mas mostrou-se, funcional - Ilustração: Marlon Araújo - Tatical Pad

Novo modelo de jogo do CRB: pouco tempo de implementação, mas mostrou-se, funcional – Ilustração: Marlon Araújo – Tatical Pad

O CRB venceu o Ipanema, ou melhor, goleou o time do sertão. Analisando o resultado, o torcedor vai dizer foi ótimo. Se analisarmos o futebol apresentado, o torcedor vai ficar na dúvida pois foi bom em alguns momentos e mostrou-se confuso e oscilante em outros instantes da partida.

A análise tática, fria e necessária para este momento, mostra que o time evoluiu. Isso porque Alexandre Barroso conseguiu encontrar o ponto de intensidade de transição que a equipe precisava. A função de transição teve o auxílio dos volantes, que fizeram bem. O CRB fez uma marcação forte na intermediaria, caracterizando por pressão intensa ao homem do bola e com isso, conseguiu roubar muitas bolas . Além disto, o posicionamento utilizado corrigiu um desgaste excessivo que Fernando e Zé Carlos poderiam apresentar com a necessidade de recomporem a marcação e acompanharem jogadores adversários.

Criou-se a possibilidade de triangulações nos dois lados do campo e os laterais foram bem mais participativos. Claro que o CRB “apagou” em determinados momentos da partida, principalmente nos 15 minutos iniciais do 2º tempo, quando o Ipanema dominou e quase empata, mas é preciso dar um desconto que o time ainda não teve sequer uma sequência de treinamentos, os ajustes feitos foram na base da conversa, pois o novo técnico, rigorosamente somente comandou uma sessão de treinamentos.

O time evoluiu. Pode até ter sido imperceptível pela qualidade do adversário e pela oscilação da equipe dentro do jogo, mas o CRB cresceu.

O jogo tático

O CRB não fez uma grande exibição no Estádio Rei Pelé, mas a atitude foi outra. Os jogadores demonstraram em alguns momentos tudo que diretoria e torcedor esperava deles. Mesmo assim, ainda oscilou. Alexandre Barroso teve sua parcela pois mudou o modelo para o 4–3-1-2 . A transição , a velocidade e a intensidade foram encontradas com as ultrapassagens de Johnnatthan e Olívio .

CRB marcou forte, como time grande: o home da bola do Ipanema era sempre o alvo - Ilustração: Marlon Araújo - Tatical Pad

CRB marcou forte, como time grande: o home da bola do Ipanema era sempre o alvo – Ilustração: Marlon Araújo – Tatical Pad

Um dos diferenciais do jogo, foi a forma como o CRB marcou o homem de bola do adversário. Com intensidade e sem determinar um setor, onde ele estivesse havia a pressão. Com isso, o CRB abusou de desarmar, e até os 25 minutos iniciais, foi uma postura de time grande que vem para decidir o jogo.

Jogadas com passagens dos laterais e triangulações ajudaram o CRB a ganhar a partida - Ilustração: Marlon Araújo - Tatical Pad

Jogadas com passagens dos laterais e triangulações ajudaram o CRB a ganhar a partida – Ilustração: Marlon Araújo – Tatical Pad

Com o losango, o CRB possuía jogadas pelos lados sempre com apoios em triângulos. CRB venceu com 2 gols de Fernando e outro de Zé Carlos e conquistando a vitória por 3 a 0. Morais foi o autor de uma linda assistência para o time abrir o placar. Depois, sofreu falta do volante Josuel e a equipe do Ipanema ficou com um inferioridade numérica aos 30 minutos do primeiro tempo. A expulsão facilitou a partida para o CRB.

Fernando foi o craque da partida. Nas mudanças feitas por Barroso, destaque para Kenedy que conseguiu dar ao time a transição, a chegada e a força que havia perdido na volta do intervalo. Júlio César Farias fez uma arbitragem quase perfeita. No primeiro gol do CRB interpretou de forma correta a vantagem após uma falta no atacante Zé Carlos e na sequência, o CRB marcou. Nota 9.

  • MARCIO AGRA LEMOS

    MUITO BOA A SUA LEITURA TATICA MARLON. VOCE É UM DOS MELHORES COMENTARISTAS EM ALAGOAS, POREM, NA MINHA OPINIÃO, VOCE NAO DEU O DEVIDO DESTAQUE NA VOLTA DO MORAES. ELE FEZ A DIFERENÇA NO MEIO CAMPO, PASSES IMPECAVEIS. QUE EU ME LEMBRE ELE ERROU APENAS DOIS PASSES, E FEZ SIM DIFERENÇA NO PRIMEIRO TEMPO. CLARO QUE FOI O CONJUNTO SEM DUVIDA. MAS O MORAES MOSTROU QUE AINDA JOGA MUITA BOLA E DESEQUILIBRA NUMA PARTIDA. SE ELE ESTIVESSE NO JOGO CONTRA O GLOBO, TALVEZ TIVESSEMOS UMA PARTIDA DIFERENTE. AGORA NOS RESTA AGUARDAR E VER A SEQUENCIA DOS JOGOS, SE DE FATO O TIME IRÁ RENDER O ESPERADO. ABRAÇO.

  • Frederico Pinheiro

    Concordo com suas observações, Marlon. Acredito que o Johnnattan não tenha se saído muito bem na partida e seu substituto, o Kennedy, tenha feito essa função de pressionar o adversário e de transição (com força e velocidade) bem melhor. Mas isso se dá em parte pelo que eu acredito que deva ser a função do Johnnattan. Para mim, ele deve ser cabeça-de-área e jogar mais ou menos, guardadas as devidas proporções, como o Pirlo. Organizando o jogo de trás, com mais espaço para gerir o ritmo do time e ser o maior responsável pela transição de jogo.

  • Paulo Felipe Almeida

    Marlon, ótima análise do jogo! Você falou o que realmente aconteceu, principalmente no aspecto tático! Mas, destaco três coisas:
    1- A qualidade de alguns jogadores ainda é pífia, perto do que se propôs o CRB no começo da temporada. Talvez para o Alagoano, com alguns reforços chegando (alguns já anunciados) dê pra brigar por classificação e até título. Mas, falando em série b, tenho que dizer (E faço isso respeitando jogadores que recolocaram o CRB na série B de novo) que precisamos contratar dois bons zagueiros, dois bons laterais, mais um bom volante, um meia com características parecidas com o Moraes e 3 bons atacantes (mais um de área). Infelizmente é o que nos exige a competição! Dispensas ainda terão que acontecer no futuro…
    2- A preparação fisíca do time está deixando a desejar…o time cansa muito rápido e alguns jogadores individualmente estão bem…o time como todo parece mal fisicamente.
    3- Espero que realmente o tempo de folga que o CRB tem sirva para ajustes. Ao que me parece, na Copa do Nordeste o time tinha muita folga…que nesse o time possa treinar mais e se ajustar em campo, achando o chamado encaixe. E que a diretoria abra portões para treinamento, para que vejamos se o time treina bem mesmo!
    Por último deixo meu protesto contra o preço abusivo dos ingressos! 30 reias para ver CRBxIpanema pelo Alagoano, depois de duas derrotas humilhantes é no mínimo falta de noção da diretoria! Saibam eles que isso não fará torcedores aderirem ao sócio. Só dá mais raiva e o estádio vai ficando cada vez mais vazio! É preciso ter inteligência!
    O comentário foi grande, mas seu blog nos dá esse acesso e liberdade que em outras mídias não temos!
    Parabéns pelo Blog, está a cada dia melhor!!!!

  • jesualdo

    A vitória do CRB sobre o Ipanema engana o torcedor. Time que começou a se preparar desde dezembro e após três meses de treinamento e jogos decepciona outra vez a torcida. A responsabilidade é da diretoria e presidência que contrata os mesmos jogadores que em nenhum momento rederam o mínimo em campo, qual a razão? contratam jogadores que no passados se destacaram em outros clubes, jogadores fora de forma na parte técnica e física. A qual a razão do Alarcon continuar contratando de forma sem equivocada? Resultado é estadio vazio como o jogo contra o Ipanema.