Bem vinda ao futebol, Claudia! – Blog do Marlon
A evolução do CRB e um resultado desenhado
O resultado da invenção e da teimosia

Cláudia Petuba está sendo apresentada pela 1ª vez, desde que assumiu a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, ao futebol.

A modalidade que é paixão do brasileiro repercute, pressiona e envolve nuances que somente na hora em que se enfrentam os problemas é que se tem a real noção de como funciona as coisas no mundo do futebol.

É necessário que algumas verdades sejam ditas. Cláudia Petuba não tem nada a ver com o que aconteceu no último domingo. Ela está enfrentando a situação que “caiu no seu colo”. O questionamento sobre a reforma que aconteceu para a Copa do Mundo também não tem fundamento pois não houve “reformas na estrutura” do estádio.

Considerando estas dificuldades que a nova secretaria está enfrentando – e, por sinal, com determinação, não concordo com o posicionamento minimalista de testemunhar e afirmar que nada aconteceu.

Durante a entrevista coletiva, Petuba deu um testemunho informando que nada havia acontecido.

“Eu, Cláudia Petuba, estava aqui no Rei Pelé no domingo, numa área muito próxima onde supostamente teria acontecido um estrondo ou uma explosão. Como testemunha ocular, eu não presenciei nenhum princípio de tumulto, ou mesmo algum tipo de estrondo – assegurou.

Existem diversos testemunhos relatando o contrário. Eu, particularmente, ouvi e me assustei até porque meu filho estava no setor de cadeiras. Vi um corre-corre de mulheres dos jogadores do CSA assustadas com o ocorrido. A jornalista Charlene Araújo, que fazia uma passagem sobre o jogo, captou o áudio do estrondo na matéria. Também há o depoimento de um torcedor ao portal GloboEsporte que os pés tremeram.

Portanto, se a declaração da secretaria é um mecanismo de defesa, poderia ter sido mais precavida. Se não houve nada porque o Governador Renan Filho declarou que um esclarecimento seria dado a população? Por que não apareceu um engenheiro que assine um laudo somente com as avaliações superficiais que foram feitas? Por que o setor está isolado para o jogo de amanhã entre CRB x Bahia?

Não acho que o Rei Pele corre riscos de desabamento, mas entendo que será necessário cerca-se de todas as garantias e ofertar isto a sociedade, pois em caso de uma tragédia ou de um problema mais sério, os problemas não terão correção.

Por isso, o discurso precisa ser de tranquilidade, mas com toda serenidade e com responsabilidade para explicar o que aconteceu. Este é sem dúvida, meu único e maior desejo.

  • HSilva

    Caro, Marlon, problema aconteceu no Rei Pelé, quantos ginásios de esporte existem no nosso estado? quantos passaram por vistorias? e quantos tem vistorias atualizadas? já aconteceram dois acidentes sem vítimas, em dois ginásios particulares de Maceió, onde a tabela de basquete (aquelas antigas) caíram sobre a trave de futsal, por sorte não tinha ninguém na quadra naquele momento. Na verdade, quem deveria fiscalizar não fiscaliza nada, como diz radialista França Moura, tem o fiscal e precisa ter o fiscal do fiscal.

  • HSilva

    Por que o ginásio administrado pelo SESI, situado na Avenida Siqueira Campos, trapiche da barra ainda está sob o comando do SESI, onde deveria está ao comado da secretaria adjunta do esporte? É preciso conhecer o documento que o estado de alagoas autorizou a construção desse ginásio, Com a palavra o estado e as federações assim constituídas.