Como funciona o Cruzeiro? – Blog do Marlon
A ridícula reação de uma sociedade contagiada pelo racismo
Minha pelada está na rede: Trapichense Praia Clube
Show tático e um passeio em cima do Santa Rita: Cruzeiro tem seus segredos - Alexandre Guzanche – Diário Associados

Show tático e um passeio em cima do Santa Rita: Cruzeiro tem seus segredos – Alexandre Guzanche – Diário Associados

 

 

Porque o Cruzeiro aplicou 5 a 0 no Santa Rita com facilidade e poupando seus principais jogadores? As explicações são fáceis de encontrar e de demonstrar.

 

Duas temporadas se passaram e o Cruzeiro apresenta o mesmo esquema tático, ou seja, o 4-2-3-1. Os volantes desta temporada são mais técnicos. Henrique é mais técnico que Nilton e Lucas Silva está mais maduro que no ano passado.

 

 

Taticamente o 4-2-3-1 é um esquema utilizado por diversas equipes, mas poucas conseguem apresentar o mesmo futebol que o Cruzeiro. Isso me remete por exemplo, aos tempo áureos do Barcelona. O esquema não define como a equipe vai jogar, isso está muito relacionado  a forma como o técnico adapta os jogadores nas funções.

 

 

Marcelo Oliveira optou por colocar atacantes e/ou meias atacantes pelos lados na linha de três e acaba orientando-os, a marcar laterais e volantes . Outro ponto a ser destacado é  a marcação exercida por pressão no campo do adversário é outro aspecto importante. Sempre quando rouba a bola com a pressão, o Cruzeiro está mais próximo do gol.

 

 

É um time que tem uma transição em velocidade e com muita eficiência. A construção do Cruzeiro não é á toa. O time tem uma maneira de jogar e evoluiu a cada momento. Especificamente no jogo contra o Santa Rita, Marcelo Oliveira teve uma ótima sacada e poupou jogadores importantes sem comprometer a forma de jogar do time mineiro.

 

 

Para finalizar queria ressaltar a desportividade do Santa Rita. Perdeu o jogo, foi atropelado, mas em momento  nenhum bateu, intimidou com pancadas ou praticou o anti-jogo. É preciso valorizar o feito que o time alagoano conseguiu. Entre os 16 times das oitavas de final, o Santa Rita é o único intrujão e está sem série, todos os outros são Série A e B. Será um presente para o torcedor de Boca da Mata e o de Arapiraca acompanhar a partida do melhor time do Brasil e fazer uma grande festa.

  • José santos

    É disparadamente o melhor time do país ! Agora o bom de ler este post é de tirar a dúvida , pois não enxergava o 4-2-3-1 e sim o 4-4-2 , ao ler estava passando o compacto do jogo de ontem, prestei atenção e realmente é tudo que vc falou aqui , parabéns garoto !

  • Franklin Omena

    Se o Cruzeiro tivesse jogado com os reservas dos reservas ganharia fácil do “fora de série” Santa Rita.