E aí? Preparados para embarcar numa grande descoberta no outro lado do planeta? A partir de hoje estarei em férias e ficarei fora do ar na telinha da TV Pajuçara durante todo este mês de Abril. Mas aqui no Blog estaremos juntos e vivendo uma grande experiência lá no Oriente. Como de costume, eu e Pedro meu marido nos organizamos para aproveitar as férias viajando. Só que desta vez nosso destino vai bater loooooooooonge demais! No próximo sábado estaremos embarcando rumo ao Japão e à Coreia do Sul! Decidimos também levar o Mateus, meu enteado, que está prestes a completar 15 anos. Um apaixonado pela cultura nipônica que, além da excelente companhia, será uma espécie de “guia mirim” na nossa excursão. Vai ser divertido! E claro, quero poder compartilhar com vocês alguns momentos dessa viagem tão especial. Minha mala ainda está ficando pronta com alguns casacos e roupas mais fechadas, pois deveremos pegar frio a uma média de 5 graus. O pouco do que sei sobre o Japão, logo me lembra bombas e acidentes nucleares, terremotos, tsunamis devastadores, pessoas andando na rua com máscaras para evitar doenças contagiosas… mas também me lembra alta tecnologia, modernidade, população educada, elegantes gueixas maquiadas dos olhos puxados, templos budistas, lindas paisagens, uma monarquia constitucional com um sistema político democrático… Pelo que venho pesquisando, esse pequeno país insular que fica na Ásia Oriental, localizado no Oceano Pacífico é mesmo fascinante. Imaginem como está minha ansiedade! Encarar um país tão diferente, cheio de formalidades tradicionais e um povo tão reservado deve ser mesmo curioso… a começar pelo fuso horário. Lá em Tóquio, por exemplo, serão 12 horas a mais em relação a Maceió. Ou seja, vou mesmo para o futuro… estarei vivendo meio dia na frente!

A moeda atual e oficial no Japão também será um desafio. O Iene com a sigla JPY, foi adotado em 1871 durante o governo Meiji. E pense nos cálculos que vamos fazer misturando dólar, euro até entender no real… 1 dólar equivale a 114 JPY. Já na Coreia do Sul a moeda é a Won, com a sigla KRW. 1 dólar = 1,114 KRW oi? Sinta a conversão:

IMG_41471 USD = 114 JPY

1 USD = 1,114 KRW

Se 1 dólar custa em média 3,32 reais e 1 dólar é 114 ienes. Quanto será que vale em reais essa nota de mil ienes aí? Melhor nem fazer as contas agora rsrsrs

Encarar a língua então, nem se fala! Aprender japonês com aqueles desenhos complicados nunca esteve nos meus planos! Preferi aperfeiçoar meu inglês. Língua que falo com uma certa desenvoltura e costumo desenrolar bem em todas as viagens que já fizemos em vários outros país, inclusive na Rússia quando estivemos há 6 anos. Mas uma coisa eu confesso: tem muitas cidades nesse mundo afora onde até com o inglês é difícil se comunicar… a pronúncia local muda, a rapidez da fala dos nativos complica… eIMG_4148 aí, só vai na mímica mesmo! Para não passar tanto aperto no Japão, corri para buscar um aperfeiçoamento! Na escola de idiomas Wizard (@wizardmaceio) encontrei o ambiente perfeito para a “conversação” que estava procurando. Ajudar a soltar minha fala e aprender expressões mais usuais, que realmente facilitam a comunicação. Com o querido professor Pietro estou fazendo um intensivo para relembrar algumas palavras e expressões de maior necessidade, geralmente usadas em aeroportos, hotéis, lojas e restaurantes. E para minha surpresa olha o que Pietro preparou pra mim! Uma apostila com várias expressões em japonês.

1491248891199

Custa nada de vez em quando dar uma olhadinha nessa “cola”, porque falar sem medo acho que só o Arigatô e Sayonara! rsrs. IMG_4152 Bom, pessoal! Continuo estudando, pesquisando, aprendendo…. jajá chega o dia do tão esperado embarque. Nosso voo que sai do Recife passa por Lisboa e Frankfurt até chegar ao Japão (mas vamos dormir em Lisboa para quebrar um pouco a viagem). Somando o tempo dos voos dá em torno de 23 horas voando até chegar em Tóquio! Sei que a correria nesses 15 dias vai ser grande, muitos aeroportos, hotéis, cidades, templos, pontos turísticos e vários outros lugares que vamos visitar. Mas prometo me esforçar para lutar contra o fuso horário e trazer alguns momentos dessas férias nipônicas aqui para vocês! Por isso vamos combinar assim. Já a partir da próxima segunda-feira, na semana que, vem começo a série: ESPECIAL JAPÃO! Com fotos e algumas curiosidades dos lugares fascinantes que certamente iremos conhecer. O passaporte já está na mão!  Rumo à terra do Sol nascente.

A gente se vê!

1491249017001

IMG_4156