Essa semana foi mesmo especial! Meio século se passou assim tão rapidamente num mural de fotos cuidadosamente preparado pela Paula, sua esposa. A festa foi linda, na sala da casa mesmo. Simples e caprichosa nos detalhes. Bolas douradas espalhadas pela sala, bolo de dois andares com uma bonita vela 50, docinhos deliciosos e uma palha italiana que Paulinha fez pra gente trazer de lembrança. Os amigos dele mais chegados, irmãos, a mãe, Dona Solange, os filhos Daniel e Isadora e uma equipe de cuidadores dedicada e atenta. Assim foi a comemoração dos 50 anos desse renomado cardiologista Hemerson Casado Gama, para nós, apenas MERSO. Um cara que será sempre uma referência para a medicina no país. Conheci o MERSO há pouco mais de dez anos, desde que comecei a namorar o Pedro, meu marido. Pela afinidade entre eles ainda na época de escola, sempre se trataram como irmãos. Vivenciaram muitas histórias, viagens, festas, paqueras. Uma bonita e saudável juventude bem aproveitada junto com um grupo de amigos sempre fiel e companheiro.

1489618993990

1489619057176

Minha admiração pelo Hemerson veio rapidamente. Seu jeito alegre, prestativo, extremamente profissional e sempre disposto a ajudar os mais carentes, me chamava a atenção. Jovem estudante de medicina sempre dedicado aos livros, se formou pela Ufal e teve a oportunidade de enriquecer seu conhecimento no Brasil e exterior. Fez Residência em Cirurgia Cardíaca nos EUA, Inglaterra e Escócia. Voltou ao Brasil a convite de um médico do Espírito Santo onde morou na cidade de Cachoeiro do Itapemerim e montou junto com uma equipe, um centro de cirurgia cardíaca que virou referência no estado! Lá conheceu a capixaba Paula, onde casou e começou a formar uma linda família. 1489619199501

A convite de seu Mestre, Doutor José Wanderley, voltou para Maceió… Atuou como médico cirurgião cardiovascular por 25 anos, dedicando muito amor a seus queridos pacientes! Depois de salvarIMG_3558 inúmeras vidas e de ser considerado um dos melhores cirurgiões-cardíacos do país, descobriu há quase 5 anos ser portador de ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA – ELA, uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso, que paralisa os músculos. O diagnóstico veio em junho de 2012. Desde então virou um ativista contra a doença muito rara e ainda sem cura. Passou a viajar pelo mundo, para conhecer de perto grandes Centros de Pesquisa.

A doença avançava e ele nunca desistiu. Ao contrário. Sempre superando os próprios limites. Após ser nomeado Presidente da Associação Nacional dos Portadores de ELA no 1489619321882Congresso Nacional Brasileiro, passou pela Rússia, Alemanha, Estados Unidos e outros países. Como médico, consciente do seu grave problema de saúde e falando outros idiomas, sempre teve propriedade para discutir o assunto. Em Israel, conseguiu parcerias com laboratórios de pesquisa de Células Tronco.

Como consultor da Comissão Parlamentar de Combate as Doenças Raras em Brasília, recebeu apoios importantes e visitou várias Instituições mundiais para ver o que estava sendo feito em termos de pesquisas básicas e clínicas, e também propor convênios internacionais para atrair estudos para o Brasil. Tantas visitas e experiências que viraram um belo Projeto idealizado por Hemerson. Em outubro de 2015 eu fui escolhida para falar em nome dele durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa para apresentar o Projeto de Criação do Polo Biotecnológico para Pesquisa e Tratamento de Doenças Raras em Alagoas. Se desse certo, nosso estado poderia se tornar um Centro de Referência no país e no mundo. Mas infelizmente o grandioso projeto esbarra em questões burocráticas e falta de investimentos.

Após os debates, Hemerson foi homenageado com a Comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria da Casa.

1489619458710

A dedicação, aliás, sempre foi uma marca de sua personalidade. Impossível não lembrar quando Merso acompanhou o nascimento do meu primeiro filho Tiago, data tão marcante para mim. Ao sair da sala de parto, lá veio ele com uma caixa de charuto de presente para comemorar com o amigo-irmão-compadre que acabava de ser papai!

1489619530201

E os desafios aumentavam. Em fevereiro de 2014 Hemerson criou uma Associação que até hoje representa uma importante bandeira na luta pelosIMG_3566 portadores da ELA aqui em Alagoas e no Brasil. Escolheu o símbolo da borboleta. Segundo ele, o ser vivo que melhor representa a transformação, a enfermidade da vida que é breve, passageira. Com a Associação vieram várias entrevistas e ações em prol dos portadores da ELA, como a campanha que ficou conhecida como “BALDE DE GELO” para chamar a atenção da sociedade alagoana sobre a doença e arrecadar dinheiro para pesquisas científicas. Causa que também abracei!

A vontade de conquistar avanços e minimizar o sofrimento para os portadores da ELA é tanta que levou Hemerson a concorrer a uma vaga para a Câmara Federal nas eleições em 2014, quando ele já estava na cadeira de rodas e com dificuldades na fala. Ele perdeu a eleição, mas não desistiu de seus projetos sempre ligados à sua paixão: a medicina! Uma coisa é certa. A doença pode tirar os movimentos do corpo, mas fortalece a alma e a lucidez! Hemerson já não fala, não anda, praticamente não se mexe, consegue levemente esboçar um sorriso… mas graças à tecnologia se comunica com o mundo inteiro através do olhar. Esse computador é a porta aberta para sua vida seguir adiante com as metas que ainda acredita alcançar em prol do avanço das pesquisas científicas.

1489619656765

Digitando com os olhos ele expressa emoções, necessidades, desejos. Como excelente médico é também um excelente escritor. Texto. Lógica. Desabafos. Argumentos que impressionam. Um dia falei pra ele que poderia ter feito também jornalismo. Ele sorriu. Certamente o jornalismo teria ganho uma mente brilhante! Feliz em comemorar com você seus 50 anos, amigo MERSO!


Além dos parabéns, também foi emocionante acompanhar um vídeo gravado especialmente com depoimentos de vários amigos e familiares. Todos em volta do feliz aniversariante ali na sala, vendo e ouvindoIMG_3571 aquelas palavras… uma mais linda que a outra! Não falei no vídeo, mas tentei aqui escrever um pouco da bela história de vida do Hemerson… do que senti naquela noite do dia 10 de março, e de minha admiração por essa pessoa tão guerreira. Aqui deixo eternizado meu carinho. E nesse clima de lembranças e recordações comemoramos seus 50 anos de uma vida dedicada à família, à medicina, a salvar vidas e a ajudar o próximo! 50 anos de alegrias, força, fé e perseverança. Desistir, jamais. A dificuldade parece alimentar a alma e o coração.

Parabéns! Que Deus continue abençoando seus dias, meu amigo.

1489619759708

IMG_3574